O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), lançou nesta segunda-feira (6) o Projeto H-Tec, ação voltada para o fortalecimento e qualificação de profissionais na área de energias renováveis. Ao todo, conforme o Executivo estadual, vão ser investidos R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, com abertura de laboratórios em 13 municípios e a formação de 12 mil técnicos e “multiplicadores de conhecimento”. A política vem de uma ação conjunta de quatro secretarias e quatro institutos de ensino superior e técnico.
Dividido em três fases, o projeto tem a projeção de formação de 1.050 multiplicadores nesta primeira fase. O edital de seleção desta primeira fase vai ser publicado ainda no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 9 de maio até o dia 17 deste mês, por meio da internet. Os 13 municípios que receberão os laboratórios de energias renováveis são Acaraú; Amontada; Cedro; Fortaleza; Fortim; Juazeiro do Norte; Mauriti; Quixeramobim; Quixeré; São Benedito; São Gonçalo do Amarante; Sobral; e Tauá.
“POLÍTICA QUE VAI MUDAR A ECONOMIA”
Segundo o governador Elmano de Freitas (PT), tal ação vai construir uma política que vai “mudar para sempre” a economia do Estado. Conforme ele, no mínimo 20% das vagas de formação do projeto vão ser destinadas para as mulheres. “Nós estamos com esse desafio de construir a mão de obra para esse setor tão importante. Estamos mexendo na infraestrutura do Ceará, juntando esforços para a produção do conhecimento para que o Estado possa ter outro patamar”, declarou.
“Se todos os nossos projetos de hidrogênio verde (H2V) forem executados, isso representa quatro vezes mais produção de energia do que produzimos hoje. Com isso, é evidente que precisaremos de mão de obra para tocar tudo”, completou Elmano.
Leia mais | Ministro afirma que o Porto do Pecém é “referência no mundo” para transição energética
Além da Secitece, o projeto será instaurado em parceria com a Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual do Ceará (Uece); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).
No evento de lançamento, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza, a titular da Secitece, Sandra Monteiro, salientou o compromisso do Governo do Ceará em uma pauta tão importante quanto a das energias renováveis. “O lançamento deste projeto revigora a ciência e torna o cidadão mais próximo do mercado de trabalho. As energias renováveis, em especial no Nordeste, se consideram como um setor crucial para o desenvolvimento. O Governo do Estado tem tido essa sensibilidade ao tema, vem investindo e está alinhado com o Governo Federal na busca do crescimento desta área”.