Voltar ao topo

24 de julho de 2024

Governo deve anunciar hoje (18) decisão sobre flexibilização do uso de máscara no Ceará

Estados como São Paulo e Rio de Janeiro já iniciaram a flexibilização do item em locais abertos.
Foto: Reprodução/Facebook

Compartilhar:

O governador Camilo Santana (PT) e autoridades sanitárias do Ceará devem anunciar hoje (18) a decisão de flexibilizar ou não o uso de máscaras em locais abertos no Estado. Segundo o chefe do Executivo estadual, a decisão se baseará na evolução dos números referentes à Covid-19 ao longo da semana. “Reitero, mais uma vez, que todas as nossas decisões são baseadas na ciência”, destacou o governador, em anúncio feito na semana passada. Estados como São Paulo e Rio de Janeiro já iniciaram a flexibilização do item em locais abertos.

Em nota técnica emitida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na última sexta-feira (11), a entidade reafirma que ainda há o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e considerada a flexibilização do uso do equipamento de proteção em alguns estados prematura. “Flexibilizar medidas como o distanciamento físico ou o abandono do uso de máscaras de forma irrestrita colabora para um possível aumento, e não nos protege de uma nova onda. Atualmente, o ideal é voltarmos ao padrão do início da pandemia, quando recomendávamos fortemente o uso de máscaras, higienização de mãos e evitar as aglomerações“, destaca o boletim.

Em comunicado feito na última semana, Camilo Santana pontuou dados positivos no enfrentamento à pandemia no Ceará. “Estamos em quarto lugar no país no percentual da população imunizada, de acordo com dados do Consórcio de Veículos de Imprensa. O decreto atual segue válido até dia 20/3 (domingo). […] Aproveito para reforçar a importância da imunização de todos os cearenses. Quem já completou o período de quatro meses para a dose de reforço, procure os pontos de vacinação para receber a vacina”, disse.

[ Mais notícias ]