O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), informou nesta quinta-feira (26) que o vídeo que circula nas redes sociais e que fala sobre um suposto fechamento do Programa de Transplante Pulmonar do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) se trata de uma informação falsa. A denúncia havia sido feita por Maria Luiza Cariri, em suas redes. Segundo ela, o hospital estaria sem verba e sem infraestrutura para realizar o procedimento. “O serviço está em pleno funcionamento, sem interrupções”, desmente a pasta.
“É importante destacar que, antes de ser confirmada a doação do órgão, uma série de exames é necessária para atestar a compatibilidade do doador e receptor, assim como a qualidade do órgão doado”, ressaltou a Sesa.
Após o Governo publicar a nota, Maria Luiza voltou a comentar sobre o assunto, afirmando que a enfermeira que acompanha os seus exames foi quem a comunicou que o hospital estaria sem condições de realizar o procedimento. “Espero que os funcionários do hospital tenham uma comunicação melhor com os pacientes”. De acordo com a paciente, ela estaria “lutando contra o sistema”.
A DENÚNCIA
Na postagem de Maria Luiza, na página de Instagram “@dra.luizacariri”, ela diz que o setor do transplante estaria prestes a ser fechado. “O Programa de Transplante Pulmonar do Hospital de Messejana, em Fortaleza, tem enfrentado desafios estruturais, inclusive com a falta de MÉDICOS, o que tem comprometido a realização de transplantes pulmonares. Esse programa, que é referência no Norte e Nordeste do Brasil, atende pacientes com doenças pulmonares graves, como fibrose pulmonar e enfisema, e já foi responsável por dezenas de transplantes desde sua criação”, disse ela.
“É muito desumano o que a secretaria de saúde do Ceará está fazendo com os 14 pacientes listados”, acusou.
Conforme o Governo, o Hospital de Messejana é referência no Norte e no Nordeste do País em transplantes cardíacos e pulmonares. “Desde 2011, quando foi implantado na unidade, o Programa de Transplante Pulmonar realizou 51 procedimentos, sendo dois deles neste ano. O Ceará é um dos quatro estados que realizam transplantes de pulmão no Brasil”.