Voltar ao topo

5 de novembro de 2024

Governo anuncia ações para promoção da igualdade racial nesta sexta-feira (1º)

No Palácio da Abolição, será lançada a segunda edição do Festival Afrocearensidades, cujo objetivo é garantir visibilidade ao povo negro
Foto: Sara Souza/Seir

Compartilhar:

O Governo do Ceará realiza, às 15h desta sexta-feira (1º), a abertura da segunda edição do Festival Afrocearensidades, evento que marca o início das celebrações do Novembro Negro, mês da Consciência Negra. Na ocasião, também deve ser anunciada uma série de ações voltadas para a promoção da igualdade racial. O momento, no Palácio da Abolição, vai contar com a presença de autoridades como o governador Elmano de Freitas (PT), a secretária estadual da Igualdade Racial, Zelma Madeira, e a secretária estadual da Cultura, Luisa Cela (PSB).

Lançada no ano passado, no primeiro do governador Elmano de Freitas (PT) à frente do Executivo estadual, a 1ª edição do festival teve como tema o “Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará” em celebração ao mês da Consciência Negra. Na ocasião, uma programação com mais de 100 atividades foi desenvolvida. À época, a secretária Zelma Madeira afirmava que o objetivo central do Afrocearensidades é de garantir a visibilidade do povo negro, seu potencial criativo e de resistência contra a desumanização que é o racismo.

Com o tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais”, a segunda edição, também realizada pela Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e pela Secretaria da Cultura (Secult/CE), celebra o protagonismo negro e os saberes ancestrais dos povos tradicionais de matriz africana, promovendo uma programação cultural que se estenderá ao longo do mês com atividades em todo o Estado.

MEU AFRO NEGÓCIO

O evento vai marcar também o lançamento do “Meu Afro Negócio”, edital do projeto Quilombo Vivo e voltado para o fortalecimento do empreendedorismo negro. A iniciativa tem como foco o desenvolvimento sustentável das comunidades quilombolas cearenses, e contará com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Seir, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace). As duas últimas entidades atuarão no sentido de agilizar a regularização fundiárias das terras no Estado.

[ Mais notícias ]