Voltar ao topo

19 de abril de 2025

Governadora em exercício, Jade Romero mobiliza Estado após ataque em escola no Cariri

Nesta quarta-feira, 12, um aluno do 9º ano entrou em uma sala de aula em uma escola na zona rural do Município e atingiu duas alunas, com golpes de machadinha
Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

A governadora em exercício do Ceará, Jade Romero (MDB), disse que o Estado está acompanhando o caso e mobilizando os secretários para oferecer o apoio que for necessário ao município de Farias Brito, no Cariri. Nesta quarta-feira, 12, um aluno do 9º ano entrou em uma sala de aula em uma escola na zona rural do Município e atingiu duas alunas, com golpes de machadinha. Segundo a Prefeitura, foram tomadas todas as medidas necessárias para apurar o caso.

O incidente acontece em meio à crescente de casos de violência em escolas de todo o País.

“Recebi com preocupação a notícia de um episódio de violência ocorrido numa escola municipal na zona rural de Farias Brito, no Cariri, que deixou duas crianças feridas. Estou acompanhando o caso, inclusive mobilizando nossos secretários, e conversei por telefone com o prefeito Deda Pereira para oferecer o apoio que for necessário pelo Estado. Expresso minha solidariedade às famílias”, informou a governadora.

As vítimas na escola municipal em Farias Brito são duas meninas de 9 anos. Uma delas teve uma lesão superficial na cabeça e a outra, teve uma lesão profunda em uma região frontal, sendo levada a um hospital municipal da região. Segundo a Prefeitura, uma das vítimas está com sinais vitais preservados e estado geral estável. A outra criança encontra-se estável, sem sinais de gravidade, mas ainda em observação.

“Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com as famílias das vítimas. A escola adotou imediatamente as medidas disciplinares cabíveis para o aluno agressor, e também está prestando assistência aos envolvidos, oferecendo acompanhamento psicológico e médico para as vítima e para a família”, disse a Prefeitura, em nota.

A gestão também ressaltou que a segurança dos alunos é “uma prioridade para a administração municipal” e que está trabalhando para garantir que todas as escolas “tenham um ambiente seguro e acolhedor para os estudantes”. “Reiteramos nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade, mantendo a população informada sobre as investigações e providências tomadas”, afirmou.

Após o ocorrido, o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), lamentou os “tristes e inaceitáveis episódios de violência que têm ocorrido em algumas escolas”. “Muito fruto dessa cultura da intolerância e do ódio que tomou conta do país nos últimos anos”, afirmou o titular. “É preciso a união de todos nós, poderes, entes federativos e sociedade, para enfrentar e superar esse desafio. Nossas escolas precisam, cada vez mais, de professores valorizados e alunos bem acolhidos e acompanhados“, disse.

“Além disso, é preciso dar um basta aos disseminadores da violência, que encontram terreno fértil para multiplicação através de redes sociais sem regras, e que precisam assumir suas responsabilidades. E identificar e punir, dentro da lei, os que propagam essa violência. O desafio é grande, mas vamos vencer”.

[ Mais notícias ]