O governador em exercício, Evandro Leitão (PDT), realizou uma série de encontros com importantes nomes da política cearense nessa sexta, 16. Pré-candidato às eleições de Fortaleza em 2024, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) – que anunciou sua desfiliação do PDT no mês de agosto – é disputado por várias legendas. Em suas redes sociais, Evandro publicou fotos das reuniões.
O presidente do Legislativo Cearense se reuniu com Domingos Filho (PSD), presidente do PSD Ceará; Eunício Oliveira (MDB), presidente do MDB Ceará; e Zezinho Albuquerque (PP), declarado presidente de honra da legenda no Estado, por AJ Albuquerque (PP), que comanda a executiva estadual do partido.
DISPUTA POR EVANDRO
Ao OPINIÃO CE, alguns líderes já demonstraram interesse em contar com Evandro para o pleito na Capital Fortaleza. Antônio Filho “Conin” (PT), presidente do PT Ceará, externou que o partido não descarta apoiar um “não petista” nas eleições. Tal decisão, aliás, pode implicar em consequências a alguns nomes que já são postos como pré-candidatos pelo PT, como a deputada federal Luizianne Lins (PT) e os deputados estaduais Larissa Gaspar (PT) e Guilherme Sampaio (PT).
O deputado estadual De Assis Diniz, também do PT, já afirmou, em mais de uma oportunidade, o desejo de contar com o presidente do Legislativo como seu correligionário.
Outro partido que espera contar com Evandro é o MDB, de Eunício Oliveira. O deputado federal, em outra ocasião, já disse ao OPINIÃO CE ter oferecido até mesmo a presidência do diretório municipal da legenda em Fortaleza ao governador em exercício.
Domingos Filho, quem comanda o PSD no Estado, ainda não publicizou o desejo de contar com o quadro de Evandro no partido. No entanto, já comentou sobre a força política do presidente do Legislativo para as eleições. O PSD, assim como o PSB de Eudoro Santana (PSB), “virou a casaca” e trocou a aliança com a Prefeitura de Fortaleza pela do Governo do Estado no último mês de agosto.
No mês de maio, o deputado estadual Zezinho Albuquerque, licenciado por ter assumido a Secretaria das Cidades do Ceará do Governo Elmano, já afirmou que gostaria de ver Evandro como candidato a prefeito de Fortaleza. Na ocasião, ainda não era discutida de forma mais ampla a filiação do presidente da Alece a outro partido.