O governo de Elmano de Freitas (PT) no Ceará possui aprovação de 71% do eleitorado cearense. Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, enquanto a maioria aprova o mandato do petista, uma parcela de 22% desaprova e 7% não sabe ou não respondeu.
O resultado sinaliza um cenário favorável para a tentativa de reeleição de Elmano em 2026. A mesma pesquisa, aliás, mostrou que o governador possui intenção de voto suficiente para vencer em primeiro turno, se apoiado pelo presidente Lula (PT) e pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
Avaliação do governo de Elmano de Freitas:
- Aprova: 71%;
- Desaprova: 22%;
- Não sabe/não respondeu: 7%.
A pesquisa entrevistou 1.530 eleitores de 16 anos ou mais no Ceará. A margem de erro é de 2,5% e a confiabilidade é de 95%. As entrevistas, pessoais, domiciliares e com aplicação de questionário estruturado por meio de dispositivos móveis, foram realizadas entre os dias 24 e 27 de setembro.
No mesmo levantamento, o Instituto Opinião perguntou aos entrevistados sobre as avaliações que fazem da gestão de Evandro Leitão na Prefeitura de Fortaleza e do presidente Lula, além da intenção de voto para governador do Ceará nas eleições de 2026.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO
Ainda no levantamento, os entrevistados foram questionados se consideram a administração de Elmano ótima, boa, regular, ruim ou péssima.
Para 48%, a administração é ótima ou boa; para 29%, é regular; e para 14%, ruim ou péssima. Parcela de 8% não sabe ou não respondeu.
Confira o resultado do levantamento:
- Ótima: 13%;
- Boa: 35%;
- Regular: 29%;
- Ruim: 3%;
- Péssima: 11%;
- Não sabe/não respondeu: 8%.
