Voltar ao topo

18 de setembro de 2024

Governador Elmano de Freitas participa de evento em Baturité, sua cidade natal, nesta terça

O governador, natural de Baturité, é filho de produtor rural e vai lançar a 36º edição  do programa Hora de Plantar no município
Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) retorna nesta terça-feira, 24, para a sua cidade natal, o município de Baturité, para o lançamento da 36ª edição do Projeto Hora de Plantar. O evento é sediado pela primeira vez no município, que se prepara para receber o chefe do Executivo estadual. É a primeira passagem do petista pela cidade desde que assumiu o governo do Ceará. “Será um marco na história do Ceará e da região do Maciço de Baturité”, destaca o gestor municipal Herberlh Mota (PL).

A expectativa ainda é que o governador aproveite a ocasião para anunciar investimentos na região, como “a construção do Hospital Regional do Maciço de Baturité; a construção do Polo Industrial; a CE-356, que liga a região ao Vale do Jaguaribe; e a duplicação da CE de Baturité a Redenção”, segundo o prefeito Herberlh Mota.

Na agenda de Elmano no local também está previsto um encontro com a mãe, a professora Elma de Freitas da Costa. O pai, Odilon, de 93 anos, faleceu na cidade de Baturité no mesmo dia em que Elmano foi lançado candidato ao governo do Ceará, em 30 de agosto de 2022.

HORA DE PLANTAR

O evento de lançamento da 36ª edição do projeto Hora de Plantar acontece às 9h. Coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e com investimento da ordem de R$ 23 milhões, a iniciativa de apoio à safra vai atender cerca de 152 mil agricultores em 182 municípios cearenses.

Em 2021, através da Lei Ordinária nº 17.534, o projeto tornou-se uma política pública de Estado destinada ao fomento da produção rural de forma perene, proporcionando resultados socioambientais e econômicos relevantes para o agricultor familiar.

O Projeto Hora de Plantar foi criado para atender com sementes e mudas de elevado potencial genético os agricultores de base familiar do Estado. Foi estruturado a partir do programa denominado Arrancada da Produção, em 1987. Concebido, portanto, há mais de 30 anos, o projeto tem contribuído para o aumento da produção e produtividade e, para a melhoria das condições de vida do homem do campo, proporcionando aumento de renda e segurança alimentar.

O Hora de Plantar é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e tem vários parceiros, dentre eles: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Associação de Produtores de Sementes e Mudas do Ceará (Aprosemce), de onde são adquiridas mais de 90% das sementes, Secretarias de Agriculturas Municipais, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ceará (Fetraece), Sindicatos e Cooperativas de Trabalhadores Rurais.

[ Mais notícias ]