No segundo ato de posse, no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas (PT) e a vice-governadora Jade Romero (MDB) concluíram a cerimônia que ocorreu ao longo manhã deste domingo, 1º de janeiro de 2023.
A governadora Izolda Cela foi responsável por abrir a solenidade que sucedeu evento na Assembleia Legislativa do Ceará. Ao encerrar a fala, Izolda fez seus votos a Elmano. “Eu quero lhe desejar aquilo que eu considero realmente de mais valia na nossa jornada: saúde, paciência, a luz do discernimento, coragem e a coerência, eu lhe desejo também alegria no serviço ao povo cearense”, disse.
Na ocasião, Elmano e Jade empossaram os 32 secretários de estado da próxima gestão, e o governador finalizou com discurso. Durante a fala, ele destacou a paridade de gênero no quadro de secretários – composto por 16 mulheres e 16 homens -, prestou homenagens e falou das perspectivas de seu mandato que se estende até 2026.
Em acenos ao diversos setores da sociedade, o petista fez questão de destacar que a justiça social será uma das prioridades da sua gestão. “Se temos a imensa oportunidade de desenvolvimento do Ceará através da transição energética, com o hidrogênio verde, quero a parceria das grandes empresas, que terão em nós uma parceiro de primeira hora, com segurança jurídica, ajudando na infraestrutura e no quer for necessário para que tenham sucesso no negócio, mas para mim, o sucesso só será completo se esse desenvolvimento econômico vier acompanhado do desenvolvimento humano, da melhoria da qualidade de vida do nosso povo, de mais justiça social”, ressaltou.
Anteriormente, na sede do Poder Legislativo estadual, Elmano leu o compromisso de posse e a mensagem governamental, e foi prestigiado por deputados, vereadores e líderes políticos. Marcaram presença os ex governadores do Ceará Lúcio Alcântara e Camilo Santana, este na composição da Mesa.
Além de Camilo, também compuseram a Mesa o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdomiro Távora; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manoel Pinheiro Freitas; a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Maria Nailde Pinheiro; e o primeiro-secretário da Alece, Antônio Granja.