A Assembleia Legislativa é o termômetro da política estadual. As medidas adotadas pelo governador Elmano de Freitas na área de segurança agradaram aos deputados. “O governador me ouviu e assumiu a segurança”, disse o deputado Sargento Reginauro, cuja pauta é a segurança pública. Seu colega de bancada e oposição, deputado Felipe Mota, avalizou as mudanças na polícia.
O líder do governo, deputado Romeu Aldigueri, fez um relato das primeiras prisões e ações no primeiro dia de trabalho da nova equipe de segurança. “O governador Elmano vai prender todos os criminosos que estão ameaçando a população com assaltos, expulsão das moradias e cometendo assassinatos e pediu apoio da Assembleia”. “O discurso do governador encaixou bem e foi muito forte e o recado aos bandidos foi claro”, disse o líder do PDT, deputado Guilherme Landim.
O que mais chamou atenção dos deputados foi o discurso forte e destemido do governador, onde mandou os criminosos deixarem o Ceará porque bandido será tratado como bandido. “Nas próximas horas serão comunicadas novas medidas”, disse Evandro Leitão.
ROBERTO PESSOA E JULINHO SE APROXIMAM EM MARACANAÚ
A política é um ciclo permanente de diálogo e aproxima adversários como também distancia aliados. O deputado Júlio César Filho (PT), está desistindo da terceira candidatura a prefeito de Maracanaú e se aproximou do prefeito Roberto Pessoa. As conversas estão adiantadas. A ideia é enfrentar o bolsonarismo que pretende se instalar no município.
GOVERNO DO PIAUÍ QUER INDENIZAÇÃO DA UNIÃO
O governo do Piauí enviou petição ao STF em que cobra o pagamento de R$ 3,59 bilhões por parte da União e da Eletrobras por prejuízos ocorridos no processo de privatização da Cepisa, estatal de eletricidade do estado. Em 2023, o STF determinou o pagamento, que ainda não aconteceu. A corte acolheu o argumento de que o estado foi prejudicado com a demora da União em cumprir o acordo de federalizar a distribuidora de energia, vendê-la e repassar parte do arrecadado, fechado em 1997. Em 2018, a Cepisa foi comercializada pelo valor simbólico de R$ 50 mil, o que também é questionado pela administração do governador Rafael Fonteles (PT-PI).
HERNERLH MOTA VAI À JUSTIÇA E QUER SER CANDIDATO A PREFEITO
O prefeito de Baturité, Herberlh Mota, está recorrendo da decisão que lhe tirou os direitos políticos por oito anos. Surpreendido com a decisão da Justiça Eleitoral, o prefeito não trabalha com a possibilidade de lançar outro nome além do seu para seguir no cargo. Bem avaliado como prefeito, Herberlh Mota tem gestão aprovada por 84% da população.
CARIRI VAI SABER SE TERÁ OU NÃO SEGUNDO TURNO
A Tribunal Regional Eleitoral do Ceará marcou para esta quarta-feira (5) o resultado do alistamento eleitoral em Juazeiro do Norte. A expectativa sobre o anúncio ganhou importância porque a população ficará sabendo se a eleição de outubro terá um ou dois turnos. Hoje, três pré-candidatos estão lançados. Fernando Santana, Davi de Raimundão e o atual prefeito, Glêdson Bezerra.