A presidente do Diretório Nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, cumpriu agenda em Fortaleza nesta sexta-feira (12) e destacou a importância da capital cearense nas estratégias eleitorais do partido. A deputada concedeu entrevista coletiva à imprensa, na sede do PT Ceará, ao lado do presidente estadual, Antônio Filho, o “Conin”, e do deputado federal José Guimarães, líder de Lula (PT) na Câmara dos Deputados, a dirigente falou sobre a expectativa de participação de Luizianne Lins (PT) na campanha de Evandro Leitão (PT) em Fortaleza e detalhou a data das convenções no Ceará.
Em 2020, nas últimas Eleições Municipais, o PT não elegeu nenhum prefeito ou prefeita nas capitais do País. Para este ano, no entanto, a expectativa é outra. Segundo Gleisi, a tendência é de uma “performance melhor”, não apenas nas capitais dos estados, como em termos gerais. Ainda conforme a deputada, Fortaleza é uma das prioridades nacionais do partido. “Hoje, no Nordeste, [Fortaleza] oferece uma grande perspectiva do PT de vir a governar uma capital”, disse.
Na capital cearense, a sigla decidiu lançar o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o deputado estadual Evandro Leitão, como o nome a disputar o pleito de outubro. Na tentativa para se firmar como o candidato da legenda, no entanto, outros quatro postulantes lutavam pela vaga. Dentre eles, a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, era a que apresentava mais força além do presidente do Legislativo. A ex-gestora ainda não chegou a citar se entrará na campanha de Evandro, mas Gleisi afirmou “ter certeza” que ela “vai ter o senso de estar junto”.
“Ela vai entrar na campanha do Evandro. Mas, obviamente, ela também tem outras funções e outras prioridades. Aqui [Fortaleza], pode ser que já tenhamos bastante gente para ajudar, mas ela é muito importante, foi prefeita, e tenho certeza que ela vai ter esse senso de estar junto, de responsabilidade no processo da campanha”, afirmou.
Neste sábado (13), Evandro Leitão inicia, às 15h, uma série de rodas de conversa com a população fortalezense. O objetivo do encontro, conforme o presidente do Legislativo cearense, é escutar e dialogar sobre as prioridades do seu Programa de Governo para uma possível vitória nas eleições deste ano. Evandro diz querer transformar a Capital em “uma cidade mais justa, igualitária e sustentável”. Neste ponto, ele afirma ser “absurdo” o maior PIB do Nordeste ser a “terceira capital mais desigual” da Região, fazendo referência ao Mapa da Desigualdade das Capitais Brasileiras, lançado em maio.
A presidente destacou, ainda, que o processo em Fortaleza foi de “muita maturidade”. “Ela [Luizianne] queria, tinha o Evandro que estava vindo para o PT, uma ala que queria… Acho que foi se construindo uma saída com maturidade, em que o PT não ficou dividido, tensionado. Claro que tem posições, disputar posição política é normal, é da política”, destacou. Gleisi acrescentou que possui respeito e admiração pela sua colega de Parlamento, e que mantém conversas com ela.
CONVENÇÕES
Importante definição para o calendário eleitoral, a data das convenções do PT no Ceará – como disse a presidente nacional e como concordou Conin – deve ficar entre os dias 3 e 5 de agosto, no limite estabelecido pela Justiça Eleitoral para os partidos realizarem suas convenções. “Até lá se fazem as conversações, as definições, e isso tem sido um pouco a tendência no Brasil inteiro”, disse, destacando, na sequência, que o Ceará é uma das prioridades para que Lula participe da campanha.
A Justiça Eleitoral abriu o período do dia 20 de julho a 5 de agosto para que as agremiações partidárias possam ter uma definição concreta de suas candidaturas para prefeito, vice-prefeito e vereadores. Após a convenção, os partidos devem registrar os seus candidatos até 15 de agosto. No dia seguinte, em 16 de agosto, é dado início à campanha política.
O pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), inicia neste sábado (13), às 15h, uma série de rodas de conversa com a população fortalezense. O objetivo do encontro, conforme o presidente do Legislativo cearense, é escutar e dialogar sobre as prioridades do seu Programa de Governo para uma possível vitória nas eleições deste ano. Evandro diz querer transformar a Capital em “uma cidade mais justa, igualitária e sustentável”. Neste ponto, ele afirma ser “absurdo” o maior PIB do Nordeste ser a “terceira capital mais desigual” da Região, fazendo referência ao Mapa da Desigualdade das Capitais Brasileiras, lançado em maio.
Leia mais | Evandro inicia neste sábado (13), no Álvaro Weyne, rodas de conversa com a população
VICE NA CHAPA DE EVANDRO
Outro assunto falado por Gleisi foi sobre a composição da chapa do PT para a eleição majoritária em Fortaleza. Com um arco de alianças de nove partidos, Evandro destaca que qualquer sigla pode concorrer à vaga. Nos bastidores, no entanto, o PSD e o PSB têm surgido com mais força nas articulações para terminar com a posição nobre da aliança ao quadro petista.
“Aqui a preferência é de quem dá certo na articulação política em ganhar a eleição. […] Mas esses dois partidos são nossos aliados. O PSB compôs com a gente a chapa de presidente da República, o vice-presidente é do PSB, e o PSD embora não tenha vindo oficialmente para a campanha do presidente Lula, esteve conosco, o PSD no Nordeste e no Norte, desde o primeiro turno, então é um aliado próximo. Ambos têm legitimidade para pleitear e discutir”, ressaltou.
Ainda conforme a dirigente, o que vai pesar na escolha é a força que cada agremiação oferece para a vitória nas eleições. “A eleição é uma junção matemática, a gente precisa ter essa visão”, afirmou. Na Câmara Municipal de Fortaleza, o PSD possui sete parlamentares, enquanto o PSB apenas dois. Essa tem sido a defesa das lideranças peessedistas para o embate partidário.
Gleisi se mostrou favorável de uma mulher compor chapa com Evandro. “As mulheres têm que participar do processo político e estarem cada vez mais presentes na política”. O pré-candidato petista, aliás, tem destacado também querer uma mulher como sua vice. Nas duas siglas que despontam como as principais postulantes ao cargo, quatro mulheres surgem como possibilidades: A vereadora de Fortaleza, Enfermeira Ana Paula, e a ex-secretária estadual da Cultura, Luisa Cela, pelo PSB; e a assessora institucional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Cláudia Brilhante, e a deputada estadual Gabriella Aguiar pelo PSD.
GLEISI NÃO CONCORDA COM CRÍTICAS À BUSCA POR “HEGEMONIA”
Outro ponto abordado na coletiva foi de como a presidente Nacional vê as críticas acerca da “hegemonia” buscada pelo PT no Ceará. No início do ano, à época em que se filiou ao PSB, o senador e ex-governador Cid Gomes chegou a citar que o PT estaria buscando uma hegemonia que não faria bem para a política. Na ocasião, a liderança política citava que o partido já possuía a Presidência e o Governo do Estado, e seria demais buscar também a Prefeitura de Fortaleza. Gleisi não vê dessa forma:
“O resultado é feito nas urnas, pela eleição do povo. Você coloca os nomes e a população elege. Então, não há uma construção de hegemonia coordenada, tem articulação política, e se a articulação política dá certo, as pessoas e os candidatos apresentados ao povo são do agrado e se a política tá correta, o povo vai prestigiar essa política na urna”, respondeu.
A deputada destacou que, no Ceará, as coisas são “muito bem equacionadas”. “Eu sempre brinco que venho para cá para aprender a fazer política, porque as coisas são muito bem conduzidas. A unidade política, a visão, a estratégia, são muito bem feitas pelo partido e com os seus aliados, nunca sozinho”, pontuou.