Entre os prefeitos dos 184 municípios do Ceará, 12 foram contemplados com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, na última quarta-feira (12), que reconheceu o trabalho dos prefeitos e prefeitas de todo o País. A cerimônia de premiação ocorreu em Brasília e reuniu 100 gestores municipais que estão implementando ações e políticas para garantia dos direitos das mulheres e dos adolescentes. A última edição analisou e premiou a gestão de 2021-2024 das cidades participantes.
Os prefeitos das cidades cearenses reconhecidas como Amigos da Criança foram São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Baturité, Crateús, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortim, Guaiúba, Itaitinga, Jaguaruana, Jucás, Morrinhos e Tauá. O município de São Gonçalo, na Grande Fortaleza, já é reincidente na premiação, tendo o conquistado também em 2004 e em 2008.
“Estou muito feliz, pois esse reconhecimento é a coroação de um grande trabalho focado em garantir direitos e promover políticas públicas de qualidade para nossas crianças e adolescentes. Não há futuro social e nem desenvolvimento de um município, estado ou país se a criança e o adolescente não estiverem como prioridades”, afirmou o prefeito de São Gonçalo, Professor Marcelão (PT).
Entre as políticas desenvolvidas em São Gonçalo do Amarante que garantiram a premiação estão ações na área da assistência social, saúde, educação, cultura e meio ambiente. A gestão ofereceu atividades nos 14 Centros de Convivência, no ABC do Pecém e no CRAS, além da implantação de brinquedopraças, da briquedocreche e de uma nova Praça das Crianças. Já na área da saúde, a gestão realizou uma série de campanhas de vacinação, reduziu a taxa de mortalidade infantil e está realizando exames oftalmológicos nos mais de 13 mil alunos da rede municipal, com a oferta de óculos gratuitos. Também foram construídos 15 equipamentos de saúde e reformados outros 26.
PRÊMIO PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA
Criado em 1996 pela Fundação Abrinq, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança já premiou 698 gestores entre os 10 mil prefeitos que concorreram ao prêmio. A Fundação Abrinq é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que, desde 1990, atua para promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescente.