Entre 2021 e até metade de 2024, foram requalificadas 128 praças nas 12 regionais de Fortaleza. Segundo a gestão do prefeito José Sarto (PDT), mais 48 estão com obras em andamento e outras 34 previstas para iniciar ainda este ano. O investimento total para requalificações estruturais e de mobiliário urbano ultrapassa R$ 39 milhões.
“O compromisso do município é garantir que todos os cidadãos tenham acesso a espaços públicos de qualidade, e a reforma de praças é uma prioridade do prefeito Sarto. Sabemos o quanto esses locais promovem saúde, lazer e convivência, por isso trabalhamos de forma contínua para manter nossos equipamentos”, destacou o titular da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), Ferrúcio Feitosa.
As intervenções abrangem a reforma geral dos equipamentos, incluindo a revitalização ou a implantação de pisos intertravados, e a revisão das estruturas de acessibilidade, como rampas e pisos podotáteis. Há, também, a manutenção de academias ao ar livre, parquinhos infantis e quadras esportivas e a renovação de mobiliários urbanos, como bancos e lixeiras.
Os recursos para a execução dessas obras provêm do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), administrado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma); e do Eixo de Urbanismo do programa Vida Nova, o maior pacote de investimentos da história de Fortaleza.