O deputado federal Luiz Gastão, presidente do Diretório Municipal do PSD em Fortaleza, disse acreditar que a definição para a vice da chapa de Evandro Leitão (PT) para as Eleições de 2024 na capital cearense deve ocorrer até antes da convenção a ser realizada pelo PT. “Acredito que deverá ser definido no final da próxima semana ou no início da outra”. Se confirmada a expectativa de Gastão, a chapa estaria concretizada antes da convenção, já que a Justiça Eleitoral permite sua realização entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.
Na disputa pela vice de Evandro, o PSD tem como postulantes a assessora institucional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Cláudia Brilhante, e a deputada estadual Gabriella Aguiar. Além da sigla social democrática, no entanto, o PSB é outra legenda que está forte na batalha pelo posto, com a ex-secretária estadual de Cultura do Ceará, Luisa Cela, e a vereadora de Fortaleza, Enfermeira Ana Paula.
“O PSD já colocou dois nomes à disposição, da Cláudia Brilhante e da deputada Gabriella Aguiar. Duas mulheres, que atuam na área da saúde e de gestão, dois quadros do partido e dois quadros que têm uma relação com Fortaleza”, afirmou Gastão.
O peessedista destacou, no entanto, que essa decisão não cabe exclusivamente ao PSD, mas sim de todo o arco de alianças em torno da pré-candidatura petista. “Fiz uma reivindicação. Tenho defendido que temos que, antes de qualquer coisa – e estamos fazendo isso -, discutir os projetos, ações e o plano de governo para Fortaleza”, afirmou, ressaltando que quem deve liderar esse projeto é Evandro. Gastão defendeu ainda que a vice escolhida – que será uma mulher – tem que ser “confortável” ao pré-candidato petista, e não uma “imposição”, nem do PSD, nem de outra sigla. “Agora, tem que ser alguém que vá somar à chapa e ajudar nessa vitória. (…) Essa é uma discussão que temos que ter de forma aberta”.
Também ao OPINIÃO CE, Evandro afirmou que a definição da sua vice não ficará necessariamente entre o PSB e o PSD, mas sim entre todo o arco de alianças de nove partidos. A nível estadual, a aliança do PT engloba mais de dez partidos. O presidente do Legislativo Estadual fala em nove, pois a nível municipal na Capital, a federação Psol-Rede já lançou a sua pré-candidatura, do produtor cultural Técio Nunes (Psol). Das siglas que devem seguir com Evandro, estão: PT, PCdoB e PV – da Federação Brasil da Esperança -, PSD, PSB, MDB, Podemos, Republicanos e PP.