Gardel Rolim (PDT), o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMfor) é um dos principais aliados do prefeito José Sarto. Às voltas com a condução da casa legislativa, onde mantém uma gestão marcada pelo diálogo, Rolim está engajado no processo político que antecede as eleições. Para ele, o pleito de outubro é um dos mais importantes da história do partido.
Entrevista ao podcast Questão de Opinião, Rolim chegou a comparar a disputa pelo Paço Municipal, no próximo mês de outubro, à campanha de Leonel Brizola, o maior liderança da história do PDT, à presidência da República, nas primeiras eleições pós-redemocratização.
“As eleições mais importantes da história do PDT foram a de Leonel Brizola em 1989, para presidente da república, e a reeleição do prefeito José Sarto, em 2024. Porque estamos nesse ponto da curva, estamos dobrando a esquina. Sarto é o prefeito mais importante do PDT e digo, sem medo de errar e com muita convicção, é o prefeito mais realizador do Brasil. Então, garantir a reeleição do prefeito Sarto é garantir a sobrevivência do PDT para que a gente consiga sobreviver a essa transformação do formato de comunicação, e a gente, a curto prazo, possa se reinventar em como chegar no eleitor”, avaliou.
Segundo o presidente da CMFor, existe um novo desafio para os partidos mais tradicionais, que é de comunicar melhor com as pessoas em meio à inserção das redes sociais e de políticos mais jovens na política.
“Nós estamos vivendo, nesse momento, a tal da polarização, que está na moda falar nisso, mas são os extremos, mais radicalizados, é a inserção do celular, das redes sociais, ou seja, nós estamos vivendo um momento completamente novo. Então, é o nosso desafio, e não é só o desafio do PDT. Esse é um desafio de todos os partidos mais tradicionais, que é se comunicar melhor com as pessoas. Esse é o desafio para todos os políticos e os partidos mais tradicionais”, disse Gardel Rolim
ALIANÇA FIRME
Oficialmente, o PDT não lançou o nome de Sarto como pré-candidato às eleições municipais de 2024. O prefeito é o candidato natural do partido e tem atuado para dar continuidade a seu mandado; ainda assim, nomes com o do ex-prefeito Roberto Cláudio e do próprio Gardel Rolim aparecem, nos bastidores, como alternativas do partido. O presidente da CMFor, contudo, é direto quanto questionado sobre o tema. Para Gardel, Sarto deve ser escolhido nas convenções partidárias para disputar o pleito. Ele ainda elogia a gestão Sarto, destacando os indicadores de melhoria em Fortaleza, além de afirmar que suas promessas de eleição estão sendo cumpridas.
“Eu vou defender a reeleição do prefeito Sarto e não topo discutir qualquer outra alternativa. O prefeito Sarto faz uma gestão extraordinária. Está entregando todas as creches que ele prometeu, as escolas em tempo integral, a urbanização dos bairros, a reforma e requalificação de praças, postos de saúde, ou seja, ele está cumprindo o que prometeu. Todos os indicativos de melhoria de uma cidade Fortaleza tem. É a cidade que mais emprega de carteira assinada do norte e nordeste, que mais capacita pessoas, que tem o maior orçamento público, que mais investe em educação, em saúde pública, é a cidade que tem a maior guarda municipal do Brasil proporcional à sua população. Por que discutir qualquer outra coisa que não seja a reeleição do prefeito José Sarto?”, levanta o questionamento.
O presidente da CMFor Gardel Rolim ainda aborda uma série de outros assuntos envolvendo as eleições municipais, ligação com outros partidos e o racha entre o PDT e o PT. A entrevista na íntegra pode ser conferida no podcast Questão de Opinião.