Voltar ao topo

22 de março de 2025

G20 no Ceará: GT de Emprego formula diretrizes para mitigar problemas no mundo do trabalho

As atividades do G20 no Estado começaram na última terça-feira (23); os debates vão contribuir na formulação de um documento com as proposições consensuadas pelos técnicos e será apresentado na reunião desta quinta-feira (25)
Encontro do G20 no Centro de Eventos do Ceará. Foto: Thiago Gaspar/Governo do Ceará

Compartilhar:

O encontro do G20 no Ceará, que se iniciou na última terça-feira (24), contou com uma reunião entre representantes das principais economias do mundo até esta sexta-feira (26). No Centro de Eventos, em Fortaleza, representantes dos trabalhadores, empresários, poder público e organismos multilaterais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização das Nações Unidas para a Educação e a Ciência e a Cultura (Unesco), se reuniram para formular diretrizes que visem mitigar problemas no mundo do trabalho, no Grupo de Trabalho (GT) de Emprego.

“Tive a honra de participar, nesta manhã [25], da abertura do painel ministerial do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo. Até amanhã [26], estarão em nosso Estado chefes de estado, técnicos, representantes dos trabalhadores, empresários, entidades como ONU e Unesco, entre outras. O tema debatido nesta semana é o Trabalho. Agradeço a todas e todos pela presença em nosso Centro de Eventos!”, escreveu Elmano em suas redes sociais.

Em sua fala, o governador Elmano de Freitas (PT) falou que tem uma expectativa “muito positiva” para a reunião. Conforme ele, existe um desafio “muito grande” para a geração de emprego de qualidade, de renda e de oportunidade para o povo. Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça mostrou que mais de 700 milhões de pessoas no mundo ainda passam fome. “O êxito na reunião significa, certamente, melhores dias para aqueles que trabalham, acordam cedo e buscam ter uma vida digna com suas famílias”, disse Elmano.

No cerne das discussões do GT de Emprego, estão as diretrizes para um mundo do trabalho mais inclusivo e decente para garantir a inclusão social e eliminar a pobreza; a promoção de uma transição justa no processo de transformações digitais e energéticas; o uso de tecnologias como caminho para a melhoria da qualidade de vida de todos; a igualdade de gênero e a promoção da diversidade no mundo do trabalho.

Os debates vão contribuir na formulação de um documento com as proposições consensuadas pelos técnicos e será apresentado na reunião desta quinta-feira (25), para o endosso dos ministros do Trabalho de todos os países envolvidos. A declaração formulada pelo Grupo Técnico do G20 será anexada aos demais documentos similares dos outros grupos na cúpula de chefes de estado, que acontecerá entre os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, quando acaba a vigência da presidência do Brasil no G20.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o Brasil tem boas expectativas com relação ao que está sendo pactuado no G20, especialmente no que se refere ao emprego decente e na construção de estratégias conjuntas em defesa das normas trabalhistas fundamentais. “Esperamos que a resolução do G20 venha avalizando o que o Brasil propõe e que a gente esteja, conjuntamente, combatendo um trabalho precário, forçado, exploração da mão da obra infantil e a busca da construção do conceito de trabalho decente em todos os ambientais de trabalho”, pontua Marinho.

A reunião ministerial será concluída na próxima sexta-feira, com a adoção da Declaração de Ministros. A agenda também prevê intervenções de Chefes de Delegação sobre igualdade de gênero e promoção da diversidade no mundo do trabalho, o uso de tecnologias como um meio de melhorar a qualidade de vida de todos.

[ Mais notícias ]