Voltar ao topo

13 de julho de 2024

Fundação Edson Queiroz será homenageada pela Câmara dos Deputados

Chanceler Edson Queiroz e Dona Yolanda Queiroz no lançamento da pedra fundamental da Universidade de Fortaleza (Foto: arquivo da Fundação Edson Queiroz)

Compartilhar:

A Fundação Edson Queiroz irá ser homenageada pelos seus 50 anos, pela Câmara dos Deputados, em sessão solene que acontecerá nesta terça, 24, às 10h. A solenidade contará com a presença de Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação, de Fátima Veras, reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), além de deputados, senadores, convidados e público em geral. 

A instituição cearense foi criada em um contexto local onde havia um grande déficit de escolaridade e um quadro de atraso regional. A criação da Fundação foi uma forma achada por Edson Queiroz de retribuir, como responsabilidade social, o que o estado do Ceará tinha feito pelo mesmo. O maior projeto social da Fundação, sem dúvidas alguma, é a Unifor. 

A Universidade chegou neste ano de 2022 ao número de 40 cursos de graduação, além de ter na sua infraestrutura, cerca de 300 salas e 400 laboratórios especializados, contando com mais de 1.000 professores, sendo aproximadamente 80% mestres e doutores. Mais de 100 mil alunos já se graduaram na Universidade, além de 7 mil pós-graduados.

A Unifor, atualmente, é considerada a melhor universidade particular do Brasil, de acordo com o ranking educacional britânico Times Higher Education (THE), e ocupa o mesmo lugar de prestígio em outros rankings nacionais e internacionais. 

O autor do requerimento que convocou a Sessão Solene na Câmara dos Deputados, foi o deputado Idilvan Alencar, que se graduou na Unifor e afirmou que a homenagem seria uma forma de corresponder para a Fundação de acordo com todos benefícios já realizados por ela para a população cearense e aos brasileiros. 

“A realização da sessão solene no Congresso Nacional para marcar os 50 anos da Fundação Edson Queiroz é uma justa homenagem a essa instituição de tantos serviços prestados ao Ceará e ao Brasil. Graduei-me em Engenharia Civil na Unifor, que é mantida pela Fundação Edson Queiroz, e sei o tamanho e a importância que a universidade tem. Ela contribui de forma significativa para a formação de profissionais da capital e do interior do Ceará”, disse o parlamentar cearense.

[ Mais notícias ]