Voltar ao topo

24 de julho de 2024

Funceme prevê baixa umidade do ar em áreas do Ceará até sábado (26); veja cuidados

Emitidas pela Funceme, as taxas estão classificadas entre os estados de alerta e de atenção
Foto: Divulgação

Compartilhar:

Até este sábado, 26, o sul do Ceará deve registrar umidade do ar entre 15% e 25%. Os dados foram emitidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), por meio de um aviso meteorológico sobre baixa umidade do ar, nesta quinta-feira, 24. As áreas sob condições mais críticas são o Cariri e o sul das macrorregiões Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns. As taxas estão classificadas entre os estados de alerta e de atenção.

De acordo com a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, a umidade e a temperatura do ar são inversamente proporcionais uma à outra. Isso significa que nos horários com as maiores temperaturas, principalmente no início da tarde, é registrada a menor umidade relativa do ar, especialmente no interior do estado.

“Áreas interioranas apresentam umidade relativa do ar mais baixa quando comparadas ao litoral devido à continentalidade, ou seja, a distância do oceano. Além disso, contribuem as condições predominantemente mais secas do solo e da vegetação reduzindo a evapotranspiração para a atmosfera”, explica Sakamoto.

NÍVEIS DE UMIDADE E CUIDADOS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os níveis de umidade relativa do ar nas seguintes proporções: 

  • Estado de observação: 40% a 31%;
  • Estado de atenção: de 30% a 21%;
  • Estado de alerta: de 20% a 12%.

O órgão recomenda evitar a exposição ao sol e a realização de atividades físicas quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Para esse caso, o Ministério da Saúde indica o aumento da hidratação, ingerindo mais água, suco natural e/ou água de coco, principalmente idosos e crianças. Em relação aos níveis previstos para os próximos dias no Ceará, a recomendação da OMS à população é evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, além da hidratação contínua.

[ Mais notícias ]