Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Peiex Agro Frutas chega ao Nordeste e beneficiará produção no Ceará

A iniciativa será implementada no Núcleo Peiex Petrolina, na Bahia, por meio de convênio com a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina-PE (Facape)
Foto: Divulgação

Compartilhar:

O setor de fruticultura no Brasil tem recebido muitos investimentos. O nosso país tem solo e clima favoráveis para diversas culturas. Cada região tem suas peculiaridades e produções características. O Ceará, por exemplo, soma o potencial produtivo à localização estratégica de escoamento pelas vias aérea, marítima e terrestre. Essas facilidades atraem grandes empresas agrícolas. Muitas já se instalaram aqui.

A produção nacional é impulsionada por iniciativas como o Peiex Agro, desenvolvido pela ApexBrasil e voltado ao agronegócio com atendimento individualizado e especializado. Nesta quarta-feira, 17, foi lançado em Juazeiro, na Bahia, um braço do Peiex Agro. O Peiex Agro Frutas será implementado no Núcleo Peiex Petrolina, por meio de convênio com a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina-PE (Facape).

O Núcleo Operacional atende empresas da mesorregião de Petrolina, em Pernambuco, e do município baiano.

Trata-se de um programa de qualificação para a exportação voltado para fruticultores que irá acolher empresas e produtores de todo o País por meio de atendimento on-line e gratuito. “É preciso divulgar as ações de promoção de imagem do Brasil, como fornecedor da maior diversidade de frutas do mundo e com produção sustentável”, destaca o diretor de negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza.

O Brasil hoje é o 3º maior produtor de frutas do mundo, o que totaliza 4% da produção mundial. O país está na 24ª posição global das exportações de frutas. Em 2021, o setor alcançou a marca de US$ 1 bilhão com exportações. As frutas mais produzidas no Brasil são laranja, banana, maçã, uva e melancia. O Ceará é um dos principais polos na produção de mamão, melão, manga e melancia. As culturas de coco e melão também serão beneficiadas pelo convênio.

[ Mais notícias ]