Voltar ao topo

13 de outubro de 2024

Frio no Cariri?

Confira a coluna de Elba Aquino desta quinta-feira, 7.

Compartilhar:

A temporada de chuva passou. Mas o clima continua instável no Ceará. Na capital, chuviscos são registrados com frequência e, logo logo, vem o período dos ventos fortes. No interior, o tempo também tem surpreendido. Crato, no Cariri, registou essa semana 18º. O município, cravado no sopé da Serra do Araripe, tem temperaturas mais amenas nessa época do ano.

Quem mora mais perto da chapada precisa tirar os agasalhos do baú. A vestimenta – que não é nada comum e nem usual no semiárido – ganha espaço no guarda-roupa. Além do Crato, outros municípios têm registrado frio: São Benedito e Poranga, na Ibiapaba, Guaramiranga, no Maciço de Baturité, e Aiuaba, no Sertão dos Inhamuns, são exemplos. Apesar de vivermos numa terra de variações climáticas – com litoral, serra e sertão – estamos no semiárido, local caracterizado por pouca chuva e muito calor.

Daí estranharmos frio por essas bandas. São pequenos privilégios nordestinos que asseguram experiências diferentes percorrendo curtas distâncias. Essas sensações são, também, atrações que revelam potencial turístico e produtivo. É justamente essa variação climática que dita o que se pode produzir em cada região e como os sabores se misturam as tradições locais e as referências que identificam cada.

[ Mais notícias ]