Proposta pelo deputado De Assis Diniz (PT), a Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, Pecuária e Pesca já está formalmente constituída pelo presidente da Assembleia, Evandro Leitão. A frente parlamentar será presidida pelo autor da ideia e terá 22 parlamentares. A expectativa é de que essa frente agrupe também defensores do Agronegócio que está crescendo no Ceará. Muitos pequenos produtores estão fora dos sindicatos da agricultura familiar.
“Nosso objetivo é facilitar o acesso dos pequenos produtores às inovações tecnológicas para aumentar a produção e utilizar ferramentas adequadas para facilitar o manuseio. Defender junto à sociedade estes produtos, sua regionalização e sua identificação. Além disso, buscar diminuir os custos, valorizar e garantir a comercialização a um preço justo”, declarou o deputado De Assis.
São várias metas a serem alcançadas como comercializar a produção direto ao consumidor, incentivar a venda nas feiras municipais, certificação dos produtos orgânicos, criar linhas de crédito, tendo como modelo as do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FEDAF).
“Outra luta importante será pela criação de linhas de crédito para ampliar o uso da energia fotovoltaica para diminuir o custo da energia elétrica na produção (leite, irrigação e ordenha mecânica), para custeio agropecuário, para pequena irrigação, para adquirir implementos agrícolas. Na pesca, fortalecer as colônias dos pescadores artesanais, onde possam guardar seus produtos para comercialização”.
ELMANO VOOU EM ÁREAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS
O governador Elmano de Freitas passou parte do domingo sobrevoando áreas atingidas pela chuva. Foi ao Maciço de Baturité, serra de Uruburetama, fez voo sobre Pacatuba, onde uma barragem não suportou a chuva e rompeu. O governador determinou a distribuição de capas, abrigos, colchões e alimentos. Equipes da Defesa Civil do estado estão nos municípios prestando apoio.
DE OLHO NO VIZINHO RIO GRANDE DO NORTE
A estrutura da segurança pública do Ceará fechou as dívidas com o Rio Grande do Norte. Duas facções, PCC e Sindicato do Crime, se uniram e declararam guerra ao governo de Fátima Bezerra. Segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte, os líderes das facções exigem melhor tratamento e regalias para ideais como visitas íntimas, entrada de comida e visitas liberadas.
OBRA DO METRÔ SERÁ RETOMADA
O metrô de Fortaleza sofre do mesmo mal dos metrôs do Recife, Salvador e Belo Horizonte: a falta de recursos para tocar a obra. O metrô subterrâneo de Fortaleza que prejudica o trânsito na Santos Dumont nem chegou próximo da Catedral. Os tatuzões estão em marcha lenta. O futuro dos metrôs será reprogramado no governo Lula.
PL SE PREPARA PARA ENFRENTAR PT/PDT
O PL em Fortaleza, se prepara para a eleição municipal de 2024. O partido superou o PT em número de vereadores e está bem próximo de alcançar o PDT. O PL terá candidato a prefeito em Fortaleza, podendo ser Acilon Gonçalves, se a lei eleitoral permitir, ou irá apoiar o candidato capitão Wagner. A ideia é tirar proveito do racha entre PT e PDT.