O prefeito de Maranguape, Átila Câmara, chegou ao seu gabinete nesta terça-feira, 10, para trabalhar e foi informado que cerca de R$ 22 milhões foram descontados do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, principal renda do município. É desesperador. O orçamento municipal foi para a lata do lixo.
Os fornecedores de merenda escolar, de medicamentos, alimentação, construtoras e a limpeza pública precisam ser pagos. Como? Somente a representação parlamentar poderá resolver assunto tão grave junto ao governo federal, que no momento prioriza problemas institucionais graves.
A ordem da justiça federal precisa ser cumprida. A APRECE, entidade que defende os interesses dos municípios, garantiu que tudo voltará ao normal no próximo repasse, inclusive com a devolução dos valores retirados das prefeituras no primeiro lote de 2023 do Fundo de Participação dos Municípios.
União Brasil do Ceará se reúne e pauta eleição. Moses e Wagner para disputa em 2024
Os deputados estaduais e federais do União Brasil se reuniram com a executiva estadual. A pauta foi sucessão municipal. O partido lançará candidato em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Eusébio, Juazeiro do Norte e Sobral. O deputado Moses Rodrigues vai para a disputa em Sobral e Capitão Wagner em Fortaleza.
Firmo e Fernanda com Elmano
A deputada Fernanda Pessoa vai para a base de Lula e dará apoio a Elmano no Ceará. Firmo Camurça, que recebeu generosos 27 mil votos em Maracanaú na dobradinha com Fernanda Pessoa e apoio do prefeito, também estará na base de Elmano. O deputado Júlio César, PT, não deve ter gostado nem um pouco.
Fernando Santana prefeito de Juazeiro?
O deputado Fernando Santana, PT, será o segundo mais poderoso da Assembleia, ocupando a 1ª secretaria da casa. Popular, politicamente fortalecido e com domicílio em Juazeiro do Norte, está sendo pressionado a entrar na disputa pela prefeitura da terra do Padre Cícero. Fernando tem gratidão ao ex-governador e ministro Camilo Santana, um grande cabo eleitoral. Juazeiro nunca reelegeu um prefeito. Gledson Bezerra pode ter esse pesadelo todos os dias nos seus sonhos de um novo mandato.
Felipe Mota quer liderar bloco de oposição
O deputado estadual eleito Felipe Mota, União Brasil, quer liderar um bloco de oposição da Assembleia. O bloco teoricamente teria deputados do PL, 4 do UB, 4 do PDT e alguns independentes. O presidente da Assembleia, Evandro Leitão, pode desmontar essa estratégia. Evandro tem o caminho aberto para costurar base ampla para o governo Elmano.
Elmano pediu apoio para o Mais Infância
O projeto Mais Infância é uma das prioridades do governador Elmano de Freitas. O ministro Welington Dias gostou do projeto e poder aplicar em outros estados. O Mais Infância pode se tornar o programa de complementação do Bolsa Família para crianças de até seis anos com ajuda de R$ 150 por criança.