Voltar ao topo

14 de janeiro de 2025

Fotofestival SOLAR chega no Cariri neste domingo (8) com exposição de fotógrafa mexicana

A exposição é gratuita e as visitas serão sempre às quintas e sextas-feiras, das 15h às 20h, e aos sábados e domingos, das 12h às 20h; o acesso pode ser realizado até 30 minutos antes do encerramento das atividades
Obra "Nuestra Senìoora de las Iguanas", parte da Exposição NAGUAL. Foto: Grabiela Iturbide

Compartilhar:

Mostrando a potência da fotografia enquanto manifestação artística ao lado de outras expressões nas artes e na cultura, a terceira edição do Fotofestival Solar estaciona no Centro Cultural do Cariri, na cidade do Crato, região do Cariri cearense. A programação começa ainda neste domingo (8), com a abertura da exposição NAGUAL – fotografias de Graciela Iturbide, às 19h. A mostra segue até 31 de maio de 2025, com acesso gratuito e livre. O festival acontece entre os dias 11 e 15 de dezembro em equipamentos culturais de Fortaleza e do Crato, com oficinas, rodas de conversas, performances, exibições de filmes e diversas exposições.

A abertura contará com a presença da própria Iturbidea e com a apresentação do Coco dos Souza, da Mestra Maria de Tiê, Tesouro Vivo do Ceará desde 2019 e liderança comunitária responsável por manter viva a Dança do Coco e o Maneiro-Pau na Comunidade Quilombola dos Souza, em Potengi, no Ceará.

O evento ocupará, além do Centro Cultural do Cariri, equipamentos em Fortaleza: Pinacoteca do Ceará, Estação das Artes, Museu da Imagem e do Som do Ceará – MIS, Mercado Alimenta CE e KUYA – Centro de Design do Ceará.

O Fotofestival SOLAR conta com uma gama de atividades promovidas e é realizado pela Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (RECE), em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e o Instituto Mirante de Cultura e Arte. A programação completa do SOLAR pode ser conferida no site oficial do Fotofestival.

EXPOSIÇÃO

A exposição é gratuita e as visitas serão sempre às quintas e sextas-feiras, das 15h às 20h, e aos sábados e domingos, das 12h às 20h. O acesso pode ser realizado até 30 minutos antes do encerramento das atividades, e contará com imagens registradas por Graciela Iturbide no deserto de Sonora e em Juchitán de Zaragoza, no México, bem como em Cuba, Panamá, Índia, Argentina e Estados Unidos. 

Nagual, que dá nome à exposição, é uma palavra dos Nahualli, povo da cultura náuatle, asteca ou mexicana, e refere-se a uma língua e uma cultura do território que corresponde à região central do México desde o século VII. A curadoria foi de responsabilidade da Gerência de Patrimônio e Memória do Centro Cultural do Cariri.

A fotógrafa mexicana Graciela Iturbide é reconhecida internacionalmente por suas imagens em preto e branco, que retratam mulheres, crianças, naturezas e paisagens com força e beleza. Em seus registros, Graciela se aproxima do sujeito ou do objeto que lhe interessa para mostrar a sua essência, transformando-os numa ação sincrética potente, em reciprocidade direta com a natureza e a cultura de cada.

[ Mais notícias ]