Os fósseis da Chapada do Araripe estão presentes na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que faz parte da Exposição GeoParque dos Dinossauros Brasileiros. No local, estão expostos diversos fósseis que atualmente estão sob a salvaguarda do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca). Entre as peças expostas, está o fóssil do dinossauro Ubirajara jubarte, recentemente repatriado para o Brasil.
O evento foi aberto pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e pelo secretário Nacional de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda. Além disso, estiveram presentes o reitor da Urca, Carlos Kleber de Oliveira, e o diretor do Museu de Paleontologia, Allysson Pinheiro.
A exposição começou na terça-feira (5) e será encerrada no domingo (10). Com entrada gratuita, o evento faz parte da segunda fase da SNCT. A feira em Brasília se configura como o maior evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e conta com um estande todo dedicado ao patrimônio fossilífero brasileiro e divulgação dos geoparques que possuem a paleontologia em destaque no País.
Também foi aberta, na Galeria do Congresso Nacional, a Exposição Chapada do Araripe, Patrimônio dá Humanidade, com acervo e curadoria de grande parte do material exposto, do fotógrafo Augusto Pessoa, destacando a cultura, patrimônio natural e aspectos sociais da Chapada do Araripe, dentro do pleito junto à lista de indicação da Unesco como Patrimônio da Humanidade.
Mais informações sobre a exposição podem ser acessadas pelo site https.//semanact.mcti.gov.br/.