Voltar ao topo

24 de julho de 2024

Fortes chuvas: açudes Castanhão e Orós atingem melhor nível desde 2015

Foto: Divulgação/Governo do Estado

Compartilhar:

O bom início da quadra chuvosa deste ano fez com que o nível do açude Castanhão, o maior reservatório do Estado, atingisse o melhor nível desde o ano de 2015, quando o volume de água se aproximou dos 16%. Nesta terça-feira (12), o Portal Hidrológico do Ceará apontou o Castanhão com 17,72% de volume.

Neste primeiro trimestre do ano, o reservatório aportou quase 600 milhões de metros³. Esta foi a maior recarga dentre os 155 açudes cearenses em 2022. De acordo com o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, as chuvas do mês de abril e maio podem aumentar ainda mais o nível dos açudes e, consequentemente, aumentar a garantia hídrica para todo o Ceará para os próximos anos. “O aporte do açude Castanhão melhorou muito a garantia para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ao fim da quadra chuvosa vamos ter uma noção mais real dos aportes e de suas garantias”.

Outro reservatório que também atingiu seu melhor volume hídrico dos últimos sete anos foi o Orós, que é o segundo maior do estado. Atualmente, o açude está com 42,18%.

 

[ Mais notícias ]