O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), teve de cancelar a agenda marcada para esta segunda-feira (29) em virtude de ter sentido uma forte indisposição na noite de domingo (28), segundo a publicação dele nas redes sociais. Ele foi hospitalizado para poder ser submetido a novos exames. O que o chefe do Executivo do Estado sentiu pode estar relacionado com o nível de saturação de oxigênio.
Elmano chegou ao hospital com a saturação de oxigênio em 86%, abaixo do normal que é entre 95 e 100 por cento, conforme foi apurado pelo OPINIÃO CE. Elmano de Freitas está sendo tratado de uma pneumonia, que o obrigou a cancelar a agenda há duas semanas, logo após participar da solenidade de entrega de viaturas para o Corpo de Bombeiros.
A SATURAÇÃO DE OXIGÊNIO
O neurocientista Fernando Gomes concedeu entrevista à CNN Brasil e falou sobre a saturação de oxigênio e o que significa. Na ocasião, o especialista destacou que se refere à quantidade de oxigênio transportada pelo sangue e que está disponível para os tecidos e órgãos do corpo.
“Para as células do corpo funcionarem de uma maneira adequada, elas precisam receber oxigênio e glicose, para que faça seu processo de respiração, produza energia e as organelas celulares funcionem de uma forma normal e tranquila”, disse o Fernando Gomes à época.
Ele acrescentou que a medição da saturação de oxigênio é fundamental na avaliação da saúde respiratória e circulatória de uma pessoa. Segundo o neurocientista, os dados que a medição apresenta fornecem informações cruciais sobre a capacidade dos pulmões em absorver o oxigênio e liberar dióxido de carbono.
De acordo com recomendações a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), medir a saturação do oxigênio é necessário ao suspeitar de uma doença pulmonar, como é a pneumonia. Em casos assim, o nível de oxigênio sanguíneo pode ser menor que o normal.
Sendo assim, a SBPT ressalta que a medição é importante, pois quando o nível de oxigênio é baixo, as células do corpo podem ter dificuldade de trabalhar apropriadamente.
JADE GOVERNA
Devido à piora do estado de saúde de Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero (MDB) assumiu o comando do Executivo estadual, mantendo a agenda da semana, exceto os compromissos cancelados, tendo em vista que estavam marcados para minutos antes de o Governador ser hospitalizado, não havendo tempo hábil para que Jade o substituísse nos eventos.
