Na madrugada desta quarta-feira, 1º, uma forte chuva inundou o município de Icó, localizada no Centro-Sul do Ceará. Com mais de 140 milímetros, a chuva atingiu a sede urbana do município e alagou residências e comércios. Segundo informações da Prefeitura da cidade, foi assinado Decreto de Emergência para que sejam realizadas intervenções por parte da gestão municipal.
De acordo com a gestora de Icó, Laís Nunes, irregularidades que corroboram com situações de alagamento, como entulhos acumulados, serão penalizadas. “Obras irregulares e entulhos em locais não permitidos serão novamente notificados com as penalidades devidas aos que insistem nesta prática ilegal que acabam colaborando, mesmo sem a intenção, com essas consequências”, disse.
A secretaria de Educação foi acionada para colocar as escolas municipais à disposição da população para abrigo, caso necessário. A Defesa Civil também está atuando para orientar e acolher as pessoas atingidas pela enchente.
Autoridades estaduais também foram solicitadas para auxiliar tanto no suporte à população quanto na recuperação da infraestrutura urbana afetada pelos alagamentos. Apesar da inundação, a água já está escoando para o leito do Rio Salgado, que fica próximo ao município e tem capacidade para comportar o volume gerado pela chuva desta madrugada.
Chuvas
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em ao menos 88 municípios cearenses entre as 7h desta terça-feira, 31, e 7h desta quarta-feira, 1º. Além de Icó (143 mm), que somou a maior precipitação, a Funceme registrou grandes volumes em Cariús (60 mm), Aiuaba (58,4 mm), Lavras da Mangabeira (56 mm) e Cedro (52 mm).
Para o restante do dia, a previsão é de céu variando de nublado a poucas nuvens, com alta possibilidade de chuva isolada na Jaguaribana, e com chuva nas demais regiões. Até sexta-feira, 3, a previsão da Funceme é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.