O Fortaleza joga neste sábado, 24, contra o Atlético-MG, em duelo válido pela 12° rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. O Leão volta a jogar em casa após uma sequência de três jogos longe da Arena Castelão. A última partida disputada em casa pelo Tricolor foi em duelo diante do Bahia, no dia 3 de junho. Após isso, a equipe cearense jogou três jogos, além da parada da Data Fifa. O confronto será às 18h30, e a transmissão será no Premiere FC.
Separados por quatro posições (Atlético-MG em 4° e Fortaleza em 8°), a diferença é de apenas dois pontos entre as duas equipes. O Galo soma 19 pontos em 11 partidas jogadas, com cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas. Já o Fortaleza, tem quatro vitórias, cinco empates e duas derrotas e totaliza 17 pontos no certame nacional até o momento.
O último jogo do Tricolor do Pici foi diante do Cruzeiro-MG, fora de casa, também pelo Brasileirão. O escrete vermelho-azul-e-branco venceu por 1 a 0, com gol do atacante Juan Martin Lucero, que fez seu primeiro tento no campeonato. Já o Galo jogou contra o Fluminense-RJ, também fora de casa. O alvinegro garantiu um empate contra o time das Laranjeiras com gol contra de Guga, lateral ex-atleticano, e se manteve dentro da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores da América
LEÃO PARA A PARTIDA
Apesar da vitória no último jogo, o Fortaleza não vinha de uma boa sequência. Os comandados do técnico Juan Pablo Vojvoda estavam a três jogos sem vitórias, somando um empate e duas derrotas. Nessas partidas o Leão perdeu para o Botafogo-RJ e para o Estudiantes de Mérida/VEN. Além disso, empatou em casa com o Bahia. A última vitória do time havia sido no mês passado, contra o Palmeiras-SP por 1 a 0, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, competição da qual o Tricolor foi eliminado pelo placar agregado de 3 a 1.
Após a vitória contra o Cruzeiro, o Leão vem com força total para o duelo contra o Atlético. O treinador, Vojvoda, conta com o elenco titular completo para o jogo. Estão ausentes o goleiro Fernando Miguel, que trata uma lesão muscular na coxa direita, o zagueiro Brayan Ceballos, que também se recupera de pancada na coxa, e o ponta esquerda Pedro Rocha, ausente desde o início da temporada por conta de uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo. Nesta semana, o clube atualizou, por meio das redes sociais, a situação da recuperação do atleta, que se recupera da cirurgia realizada há três meses. Apesar do tratamento, ainda não há expectativa de retorno do ponta para essa temporada.
Com a janela de transferências aberta, o Fortaleza garantiu a contratação do atacante Marinho, de 33 anos. Apesar de já ser do Leão, o atleta ainda não foi incorporado ao elenco e não poderá ser usado para o duelo deste fim de semana.