Voltar ao topo

18 de março de 2025

Fortaleza vive 5ª onda da covid, diz secretária; população infantil é a que mais preocupa

No início de novembro, os 116 postos da Capital registraram a realização de 20 testes de identificação da doença. Já nesta última semana, o número subiu para 200, um aumento de 900% no período
Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

A Capital cearense está passando pela quinta onda da covid-19, segundo informou a secretária Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, Ana Estela Leite. Conforme a titular, no início de novembro, os 116 postos da Capital registraram a realização de 20 testes de identificação da doença. Já nesta última semana, o número subiu para 200, um aumento de 900% no período. Além disso, no fim da mesma semana, o número teria tido o acréscimo para quase mil casos, segundo Estela.

Segundo a plataforma IntegraSUS, gerida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), entre a segunda metade de outubro e a primeira quinzena de novembro, Fortaleza apresentou o aumento de 115 casos positivos da covid-19 para 1.004 casos.

A declaração da titular foi dada durante entrevista à rádio O Povo CBN na manhã desta segunda-feira, 21. “Se toda a população que tem doses pendentes procurarem os nossos centros, nós não teremos vacinas disponíveis. Isso a gente vem alertando já há alguns meses. No final de outubro nós tivemos quase 150 mil doses que nós perdemos, porque atingiram o prazo de validade, e não foram aplicadas. Hoje nós temos muito poucas doses no nosso estoque”, explicou.

“A população de Fortaleza é de 74 mil crianças e só 11 mil estão vacinadas com a primeira dose, em torno de 5% tomou o esquema primário. A 2ª dose menos 4 mil tomaram e nós tínhamos vacinas para todas elas”, disse a secretária, ressaltando preocupação com o público.

Ainda segunda a titular, nas últimas duas semanas a procura pelas vacinas quase triplicou.

Vacinação infantil

A Capital cearense começou a vacinar, no sábado, 19, crianças de seis meses a até dois anos com comorbidade. A vacinação será realizada em 16 postos de saúde, das 9h às 16h. Como adiantado pelo OPINIÃO CE, o Município recebeu 3.250 doses da vacina Pfizer pediátrica para aplicação da primeira dose. Além dos postos de saúde, exclusivamente no sábado, a vacinação infantil também acontece nos shoppings Iguatemi, RioMar Papicu e RioMar Kennedy, no mesmo horário.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a faixa etária segue um esquema de vacinação em três doses. As duas primeiras são aplicadas no intervalo de quatro semanas, e a terceira deve ser aplicada após, no mínimo, dois meses (oito semanas) da segunda dose. O uso da vacina nessa faixa etáia foi aprovado no fim de outubro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“É um importante avanço na prevenção e no controle da covid-19 na Capital. Esse público-alvo fazia de crianças suscetíveis sempre nos preocupou, permitindo que o vírus continue a circular”, destaca Ana Estela Leite. A titular chama a atenção ainda dos demais públicos que não completaram seus esquemas vacinais e alerta para continuidade das medidas preventivas, como, por exemplo, o uso de máscaras em ambientes fechados e abertos com aglomeração, bem como para lavagem frequente das mãos.

“Estamos dando mais um importante passo para protegermos nossos meninos e meninas da Covid-19. A vacina tem se confirmado como a melhor estratégia contra a pandemia e a adesão da população é fundamental para juntos vencermos essa luta”, disse o prefeito José Sarto (PDT).

[ Mais notícias ]