Após encarar uma série de quatro derrotas, o Fortaleza fecha o primeiro turno do Brasileirão com um brilhante retorno à vitória. A equipe liderada por Vojvoda não poupou esforços e goleou de 4 a 0 sobre o Santos, na Arena Castelão, neste último domingo (13). Machuca, Caio Alexandre e até mesmo um gol contra de Basso, com uma contribuição de Bruno Pacheco, foram responsáveis pelos gols que ecoaram na partida.
No primeiro tempo entre Fortaleza e Santos, a partida não teve grandes lances. O Tricolor manteve o controle da partida, mas encontrou dificuldades em traduzir isso em bons lances contra o Peixe. Os momentos mais promissores se originaram em jogadas paradas, com Brítez aproveitando para tentar o cabeceio em pelo menos três ocasiões. Marinho também arriscou um chute de fora da área.
Com o Leão pressionando a saída de bola do adversário, e o Peixe se encolhendo defensivamente, ambas as equipes se enredaram no meio-campo. Por causa disso, as laterais ganharam grande protagonismo. O Peixe teve pouca presença no ataque. Porém, do meio para o final do primeiro tempo, o time paulista demonstrou boas investidas com João Lucas pela direita, assim como Furchs e Jean Lucas.
Lucas Braga também quase balançou as redes, mas se viu bloqueado pela defesa tricolor. O Santos ainda tentou com Jean Lucas, que mirou no gol, porém João Ricardo segurou a bola. Em outro lance, após uma combinação entre Galhardo e Zé Welison, a bola sobrou para Machuca, que buscou a abertura do placar, mas a bola se desviou.
A segunda etapa trouxe mais movimentação. O Fortaleza passou a fazer passes com maior precisão, e o Santos também entrou em cena. Contudo, o Tricolor assumiu a ofensiva e abriu o placar aos 13 minutos. O direita Pochettino entregou um passe para Machuca, que disparou em alta velocidade e chutou com força para marcar seu primeiro gol com a camisa do Leão.
Pelo lado do Santos, Jean Lucas serviu Patati, que saiu do banco. Patati arriscou o chute, mas João Ricardo executou boa defesa. Em outro lance, Soteldo acionou Jean Lucas, que escapou da marcação e finalizou em direção ao gol. No entanto, João Ricardo se adiantou e segurou a bola com maestria. Logo em seguida, o controle da partida pertenceu integralmente à equipe de Vojvoda. Novato, Guilherme também teve seu momento no Tricolor. Já havia ameaçado com um chute defendido por Vladimir e depois foi ele o responsável pelo escanteio que originou o segundo gol do Leão. Após o cruzamento na área, a bola desviou em João Basso, do Santos, e morreu no fundo das redes aos 34 minutos.
O terceiro gol do Fortaleza não tardou a surgir. Aos 37 minutos, Pikachu se lançou em velocidade pela linha de fundo e, no limite, cruzou para Caio Alexandre, que surgiu desmarcado e impulsionou o terceiro tento do Leão. Os minutos finais do jogo estavam fervendo. Aos 45 minutos, Zé Welison passou a bola para Bruno Pacheco. Sem a sombra da marcação, o jogador disparou um chute forte, concretizando o quarto gol e marcando sua estreia no time tricolor. O placar final exibiu a imponente vantagem de 4 a 0 para o conjunto cearense.
O Leão volta a celebrar uma vitória em sua arena após um mês de altos e baixos. Entre três partidas disputadas, duas resultaram em derrotas pela Série A e um empate na Sul-Americana. A última vitória foi em julho, quando enfrentou e venceu o Athletico-PR. Com o desfecho do jogo, a equipe de Vojvoda avança para a 11ª posição na tabela. Por outro lado, o Santos, derrotado, afunda para a zona de rebaixamento, ocupando a 17ª posição com 18 pontos.
No próximo desafio do Tricolor do Pici, está agendado um confronto contra o Internacional, a ocorrer no sábado (19), no Beira-Rio. Por sua vez, o Peixe receberá o Grêmio na Vila Belmiro, em um duelo programado para o domingo (20).
CEARÁ E FERROVIÁRIO
O Ceará sofreu uma derrota de 1 a 0 frente ao Vitória no domingo (13), no Barradão, em Salvador (BA), em partida válida pela 23ª rodada da Série B. Léo Gamalho assegurou a vitória do Vitória com um gol de pênalti aos 12 minutos do 1º tempo.
O Ceará lutou incansavelmente para reverter o placar, mas encontrou um adversário difícil no goleiro Lucas Arcanjo, que fez pelo menos 5 defesas de destaque. Com o resultado, o Ceará permanece com 33 pontos e agora está a 8 pontos do G4, o que o afasta ainda mais da promoção à Série A. O próximo confronto do Ceará ocorrerá no domingo (20), às 18 horas, contra a Ponte Preta, no Castelão.
No início do jogo, o Ceará iniciou com maior posse de bola e atacou o vice-líder Vitória. Contudo, aos 11 minutos, Erick cometeu uma penalidade em Yuri Castilho, que Léo Gamalho converteu habilmente, abrindo o placar para o time mandante. Mesmo em desvantagem, o Ceará manteve seu controle no jogo, com posse de bola superior, e teve 3 oportunidades seguidas, a mais clara com Saulo Mineiro aos 23 minutos, com um chute cruzado que passou rente à trave.
Após esse lance, o Vitória equilibrou o jogo, e o Ceará só retomou o domínio nos minutos finais do 1º tempo, quando o goleiro Lucas Arcanjo se destacou com grandes defesas. Em seguida, aos 37 minutos, Warley cruzou rasteiro, e Erick finalizou com precisão, mas Arcanjo fez uma excelente defesa. As duas outras chances foram de Jean Carlos, ambas defendidas pelo goleiro.
No segundo tempo, o Ceará retornou com Zé Ricardo e Willian Formiga substituindo Breno e Paulo Victor, buscando um desempenho mais forte. Aos 18 minutos, os jogadores do Ceará clamaram por um pênalti após a bola tocar a mão de Zeca dentro da área, mas a arbitragem ordenou que o jogo continuasse.
O Vitória teve apenas uma oportunidade aos 24 minutos, com um cabeceio de Zé Hugo, defendido por Bruno Ferreira. Na sequência do ataque, Saulo perdeu uma chance incrível aos 26 minutos, com uma ótima defesa de Arcanjo, apesar do lance ter sido assinalado como impedimento.
O Ceará permaneceu no controle com as substituições de Castilho e Barletta, mas novamente esbarrou na atuação do goleiro do Vitória. Na última chance do Ceará, Castilho tentou um voleio que saiu pela linha de fundo. O Vitória teve dois jogadores expulsos aos 51 e 52 minutos, mas o tempo já estava esgotado para uma reação do Ceará, que se afasta cada vez mais do G4 com essa derrota.
EMPATE
Também no domingo (13), o Ferroviário encarou o Nacional-PB no jogo de ida das oitavas de final da Série D 2023 e o placar terminou em empate sem gols. O confronto aconteceu fora de casa, no Estádio José Cavalcanti, em Patos, no interior da Paraíba.
Esse resultado deixa a disputa em aberto para o próximo domingo (20), às 17h, quando haverá o jogo de volta no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Quem ganhar nesse jogo passa para as quartas de final e continua lutando pelo acesso à Série C de 2024. Se o jogo terminar em empate novamente, a decisão da vaga será nos pênaltis.