Voltar ao topo

19 de janeiro de 2025

Fortaleza vence o América-MG por 1 a 0 e deixa a lanterna do Brasileirão

Com o resultado, o Leão chega aos 10 pontos.
Foto: Mateus Lotif/FEC

Compartilhar:

O Fortaleza conquistou uma vitória importantíssima na noite deste domingo, 19, em partida válida pela 13ª rodada da série A do Brasileirão. O Leão derrotou o América-MG, jogando no Castelão, com gol de Yago Pikachu, aos 42 minutos do primeiro tempo. Com o resultado, a segunda vitória no campeonato, o time chega aos 10 pontos e deixa a lanterna da tabela, afundando a equipe do Juventude, que perdeu por 3 a 1 na rodada, e tem os mesmos 10 pontos.

“Hoje a gente pode ter uma noite de paz, uma noite feliz, mas hoje, amanhã já volta ao trabalho. É uma vitória que representa mais que os três pontos, representa, quem sabe, uma mudança de chave”, destacou o goleiro Marcelo Boeck, que fez excelentes defesas ao longo da partida. Na noite deste domingo, o paredão tricolor completou 150 jogos com a camisa do Leão.

O jogo

Após semana movimentada, com protestos, afastamento de atletas e até casos de agressão contra jogadores, a torcida tricolor empurrou os donos da casa durante todo o confronto. Motivado, o Fortaleza começou o jogo de forma intensa, buscando o ataque principalmente em lances verticais com Moisés. A partir da metade da primeira etapa, no entanto, a equipe de Juan Pablo Vojvoda baixou as linhas de ataque e o Coelho conseguiu trabalhar algumas jogadas de perigo.

Com os visitantes ganhando espaço, o goleiro Marcelo Boeck precisou intervir de forma milagrosa em duas oportunidades: após chute de fora da área de Lucas Kal e, na sequência, defendendo uma pancada de Aloísio, já dentro da área. No lance, o árbitro da partida, Leandro Vuaden, chegou a ser acionado pelo VAR após puxão dentro da área no jogador do Coelho. O árbitro interpretou como lance normal. Apenas três minutos depois, em jogada bem trabalhada pela esquerda, Lucas Lima recebeu dentro da área e cruzou na medida para Yago Pikachu cabecear.

Este foi o 15º gol do artilheiro da equipe na temporada e jogador mais decisivo do elenco.

Segunda etapa

Na segunda etapa, o Coelho foi melhor, pressionando durante a maior parte do tempo. Porém, mais uma vez, os visitantes encontraram um Boeck inspirado. O Leão respondeu com Ceballos, após sobra de bola na grande área, aos 7 minutos da etapa final. A partir dos 35 minutos, o América se jogou completamente ao ataque. Aos 40, veio o lance mais polêmico da partida. O VAR sinalizou cotovelada do zagueiro Titi em Conti. Vuaden foi ao monitor, porém, entendeu como lance normal, mais uma vez.

Ainda assim, o técnico do Leão, Vojvoda, reclamou bastante da interferência do VAR e foi expulso.

Clássico-Rei

O próximo compromisso do Leão é na quarta-feira, 22, às 20h, diante do Ceará, pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. O Vozão vem de um empate, fora de casa, diante do Cuiabá, no sábado, 18, e ocupa atualmente a 13ª posição da tabela, com 16 pontos. Pelo Brasileirão, o Fortaleza volta a jogar no próximo sábado, 25, às 21h, diante do Atlético Mineiro em seus domínios.

[ Mais notícias ]