Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Leão vence, sai da lanterna e ganha fôlego na Série A: “esse jogo era uma final”

O gol da partida foi marcado por Robson, ainda na primeira etapa
Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC

Compartilhar:

O Leão conseguiu uma vitória fundamental neste domingo, 31, diante do Cuiabá, jogando fora de casa pelo Brasileirão Série A, e chegou a seu quarto triunfo no torneio nacional. O único gol da partida foi marcado por Robson, ainda na primeira etapa, após um grande passe do zagueiro Benevenuto. Com o resultado, o Leão chega aos 18 pontos, deixa a lanterna, ganha uma posição na tabela (18ª) e, de quebra, consegue diminuir para três pontos a distância para o primeiro time fora da zona do rebaixamento – o Avaí, com 21 tentos somados e que perdeu na rodada.

O jogo que abriu o segundo turno do Brasileirão foi encarado como final pelos tricolores. A vitória deixa o Leão vivo na briga pela manutenção da Série A e o afasta da posição incômoda na qual estava no início da rodada. Na saída de campo, ao fim do confronto, o atacante Robson destacou a importância do triunfo diante do adversário direto. “Não é desculpa, mas a gente vem de muitas competições e isso acaba afetando. A gente sabe da dificuldade e que o Brasileirão é o [campeonato] mais importante. Vamos fazer de tudo para sair dessa situação. A gente sabia que esse jogo era uma final.”

Já o Cuiabá saiu vaiado pela sua torcida, representando a má fase que o time vive no campeonato. São apenas quatro pontos somados nos últimos cinco jogos e a segunda derrota seguida contra adversários diretos (no último duelo, perdeu para o Coritiba, fora de casa, que está na 15ª posição com 22 pontos e ainda joga na rodada). Com a derrota, o Dourado estaciona na 17ª posição, com 20 pontos, e abre a zona da degola. Mesmo pressionando mais na etapa final, os donos da casa não levaram tanto perigo a Fernando Miguel, que fez mais uma partida segura pelo Tricolor.

“Não podemos perder esses pontos em casa. Cada um tem que melhorar individualmente, fazer mais dentro de campo”, disse o atacante Valdívia.

Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC

O jogo

O Cuiabá iniciou melhor o primeiro tempo, pressionando a saída de bola e aproveitando os passes errados deixados pelo Leão. Logo no início, Alesson puxou contra-ataque rápido, mas a bola desviou em Titi, sem perigo para Fernando Miguel. O Dourado chegou novamente com o mesmo atacante em lance defendido pelo goleiro Tricolor. Ainda nos 15 primeiros minutos, no entanto, o Fortaleza recuperou a posse de bola e tentou criar mais jogadas de perigo, principalmente com Thiago Galhardo jogando mais na criação. Romarinho quase marca, mas demorou a finalizar e a zaga do Cuiabá tirou.

O Fortaleza trabalhou a bola no meio do campo e criou mais lances de ataque. Foi então que, aos 25 minutos, Benevenuto achou bela assistência para Robson, que chutou de primeira e abriu o placar na Arena Pantanal: um golaço. O time cearense passou a dominar mais as ações ofensivas em jogadas de contra-ataque com Robson e Romarinho. Os donos da casa ainda tentaram com Rodriguinho, mas a zaga Tricolor afastava sem grandes dificuldades.

No segundo tempo, o Cuiabá, precisando do resultado, voltou com mais ímpeto para empatar a partida. O time criou com Rodriguinho, Pepê e Valdívia, que entrou no decorrer da etapa final da partida. Valdívia assustou os visitantes aos 19 minutos, em chute de fora da área. Na sequência, Fernando Miguel precisou trabalhar. Aos 22 minutos, o atacante Alesson desviou sozinho dentro da área para a defesa do goleiro tricolor. A equipe seguiu pressionando com André Luís, Pepê e Gabriel, mas o Leão se fechou na marcação e conseguiu segurar o placar.

O Fortaleza volta a jogar no próximo sábado, 7, às 18h, no Castelão, contra o Internacional, pelo Brasileirão. Já o Cuiabá visita o Fluminense, no sábado, às 16h.

[ Mais notícias ]