Em um jogo de muitas oportunidades perdidas, o Fortaleza venceu o Caucaia por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, 18, pela segunda rodada do Campeonato Cearense. Em partida realizada no estádio Presidente Vargas, o único gol foi marcado pelo zagueiro Titi, ainda no primeiro tempo. Com esse resultado, o Leão ultrapassou temporariamente o Ferroviário e tornou-se líder do Grupo B, com 6 pontos.
O primeiro tempo da partida foi bastante movimentado. Logo no primeiro minuto de jogo, o atacante tricolor Thiago Galhardo teve a chance de abrir o placar, após cruzamento de Bruno Pacheco, mas a bola foi para fora. Sete minutos depois, Pedro Rocha fez boa jogada pelo lado esquerdo e acertou a trave do goleiro Célio, do Caucaia. No lance seguinte, o camisa 1 da Raposa saiu mal no tiro de meta e a bola sobrou para o volante tricolor Zé Welison, que armou bom chute, mas defendido pelo próprio goleiro.
O único gol do jogo saiu aos 17 minutos. Após cobrança de escanteio e bate rebate na área, o capitão Titi aproveitou e mandou a bola para as redes. Foi o quinto gol do zagueiro com a camisa do tricolor, ele que chegou ao clube em 2021. Depois do gol, quem teve a melhor chance foi o Caucaia, com o atacante Goiaba. Na pequena área, o camisa 11 do time metropolitano teve a chance de empatar o jogo, mas o estreante João Ricardo fez sua primeira grande defesa com a camisa tricolor. A Raposa ensaiou uma leve pressão entre os 20 e 25 minutos de jogo, mas não foi eficaz.
O comando do jogo retornou à posse do Fortaleza. Aos 27 minutos, o meia Sammuel roubou a bola do volante Guto, do Caucaia, no campo de ataque e sobrou para Pedro Rocha, que avançou, driblou o goleiro, mas chutou para fora e perdeu grande chance de ampliar o placar. Após o lance, ocorreram as primeiras substituições da partida. O zagueiro Britez, do Tricolor, saiu lesionado e deu lugar a Yago Pikachu. No Caucaia, Guto também foi substituído após sofrer uma lesão e Vanderlan entrou no seu lugar.
O time de Vojvoda teve boas chances para aumentar o placar. Aos 35, Thiago Galhardo furou dentro da área depois de ótimo cruzamento de Dudu. Logo após, Pedro Rocha acertou bom lançamento para Lucas Sasha, que entrou livre na área do adversário, mas não conseguiu finalizar. A chance mais clara de gol ocorreu aos 42 minutos em um lance inacreditável. Em vantagem numérica, o Leão avançou em contra-ataque com Pedro Rocha pela esquerda. O atacante tricolor passou para Yago Pikachu, que estava livre na pequena área e sem goleiro, mas o camisa 22 pegou mal na bola e chutou na trave, perdendo grande oportunidade.
Dessa forma, o Tricolor do Pici foi para o intervalo com a vantagem de um gol.
Segundo tempo
Quem iniciou pressionando na segunda etapa foi o Caucaia. Aos três minutos, a bola sobrou livre para o atacante Goiaba, que novamente teve a chance de empatar, mas chutou na trave de João Ricardo. O Fortaleza respondeu dois minutos, com uma bela jogada pelo lado direito de ataque, Lucas Sasha achou Pedro Rocha sem marcação na área, mas o atacante chutou fraco e não deu perigo ao goleiro Célio.
Após esse início movimentado, o jogo ficou morno. Os dois treinadores aproveitaram para fazer substituições. Vojvoda colocou Romarinho e Caio Alexandre nas vagas de Sammuel e Zé Welison. Logo após, o técnico tricolor mexe de novo e tirou Thiago Galhardo e Pedro Rocha, colocando Silvio Romero e Hércules no jogo. O técnico Roberto Carlos, da Raposa, colocou Vitor Ribeiro e Felipinho nos lugares de Zaza e Goiaba.
O Fortaleza só voltou a pressionar após os 34 minutos. Hércules aproveitou bola que sobrou do escanteio e arriscou bom chute, mas a bola foi para fora. Em seguida, Romarinho consegue boa jogada individual, mas toca forte na saída do goleiro e não consegue driblá-lo. Aos 37, o volante Lucas Sasha infiltrou no lado direito da área adversária e esteve perto de marcar o segundo, mas chutou na trave.
Aos 40 minutos do segundo tempo, Caio Alexandre também teve uma boa chance de ampliar o marcador para o Leão, mas o goleiro Célio defendeu. Pouco tempo depois, Romarinho arriscou de fora da área e o arqueiro caucaiense novamente pegou.
Próximos jogos
O Leão retorna aos gramados do PV no próximo sábado, 21, às 17h30, contra o Campinense, pela primeira rodada da Copa do Nordeste. Pelo Cearense, o time tricolor só volta a jogar no próximo dia 29, quando enfrenta o Barbalha na Arena Romeirão às 17 horas.
O Caucaia só volta a atuar no próximo dia 28, às 20 horas, contra o Ferroviário no estádio João Ronaldo, em Pacajus. A partida é válida pelo Campeonato Cearense e a Raposa necessita de uma vitória para buscar a classificação para a próxima fase da competição.