O Tricolor do Pici venceu a partida contra o Atlético-GO por 1 a 0 ontem (17), no estádio Antônio Accioly, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022. O gol foi do jogador Moisés que conquistou o resultado aos 28 minutos do segundo tempo, salvando o Fortaleza da lanterna do campeonato.
Com a vitória, o Leão ultrapassou o Juventude (com 13 pontos) na tabela, ficando com 14 pontos. A distância para o 1º fora do Z-4, o Coritiba, é de cinco pontos. Na próxima rodada, na quarta (20), visita o Bragantino, às 19h, em São Paulo.
Já o Atlético-GO segue em 18º colocado do Brasileirão, com 18 pontos na tabela. O time de Goiás enfrenta, às 19h30 da próxima quarta-feira, Athletico-PR. O duelo será na Arena da Baixada, em Curitiba, no Paraná.
A partida começou com o Fortaleza com mais posse de bola. Lucas Crispim ficou na ala direita, em vaga que era de Pikachu, que recentemente foi vendido para o futebol japonês. O time fez um jogo aberto com o Atlético-GO e a estratégia eram os cruzamentos na grande área, além da defesa na formação 4-5-1.
No entanto, os times produziram pouco ofensivamente. O Fortaleza trocava muitos passes, mas não avançar contra a defesa do Atlético-GO, que concentrava a atuação em passes rápidos. Aos 5 minutos da primeira rodada, o jogador Edson arriscou de longe, mas a bola passou direto para fora. O volante Hércules sentiu lesão muscular e foi substituído por Matheus Vargas, na 1ª alteração do Leão em campo, aos 20 minutos.
Aos 38 minutos, Marlon Freitas chutou de longe para defesa de Fernando Miguel. Em seguida, Wellington Rato mandou um forte em direção ao gol, mas Benevenuto se jogou na bola e bloqueou com maestria. O Dragão manteve o volume e ainda criou perigo com Baralha e Airton.
INTERVALO COM REAÇÕES
O Leão voltou do intervalo com linhas mais altas e tentando reagir no Antônio Accioly. Logo aos 2 minutos do segundo tempo, Romarinho passou para Matheus Vargas, que entrou na grande área, mas foi desarmado pelo goleiro Ronaldo.
Em cobrança de falta, o Atlético-GO tentou responder com chute de Jorginho, mas foi para fora. Aos 8 minutos, Wellington Rato aplicou chapéu na marcação, chutou forte e Fernando Miguel desviou a bola, que acerta o travessão.
Na tentativa de melhorar a equipe, Vojvoda acionou Matheus Jussa e Moisés. Aos 19, na sobra de um escanteio, Silvio Romero chutou forte para grande defesa de Ronaldo. O atacante Moisés também teve chance e mandou por cima do gol.
Com o duelo equilibrado e as defesas em vantagem, o Atlético-GO arriscou, mas não conseguiu finalizar em casa. Moisés, num contra-ataque, recebeu de Romero em velocidade, invadiu a área e abriu o placar aos 28 minutos da segunda rodada para o Leão do Pici.
Depois do gol do Fortaleza, o Atlético-GO mexeu no ataque e controlou a posse de bola para tentar o empate, mas não teve tanto efeito porque o Fortaleza se fechou no esquema 5-4-1 e jogou bem no contra-ataque. Aos 35 minutos, Fernando Miguel fez grande defesa em chute de Shaylon. Vojvoda acionou Habraão e Robson para sustentar o placar final.