O Fortaleza confirmou o favoritismo, nesta quinta-feira, 31, no Castelão, ao vencer o América-MG por 2 a 1. O Leão do Pici é o primeiro time do Nordeste a se classificar para as semifinais da Copa Sul-Americana. O Tricolor de Aço havia conquistado vitória por 3 a 1, em Belo Horizonte, na semana passada. Esse placar deu tranquilidade aos comandados de Juan Pablo Vojvoda, que poderiam se classificar até se perdesse por diferença de um gol. Isso, no entanto, não aconteceu. Aos 21 minutos da primeira etapa, Tinga avança pela direita, cruza e Guilherme cabeceia para o chão. A bola passa entre as pernas do goleiro Mateus Cavichioli e o Leão faz 1 a 0. O gol leonino deixou a torcida muito mais animada. O público foi de 56.916 torcedores, que proporcionaram uma renda superior a R$ 1,1 milhão.
Com vantagem no marcador desde a metade do primeiro tempo, o Fortaleza já passou a administrar a partida, evitando entradas muito duras. O time mineiro, precisava se esforçar bastante para reverter a situação, visto que tinha de fazer quatro gols para se classificar direto ou três para levar a decisão para as cobranças de pênaltis. Sem agressividade, o Coelho via a classificação ficar cada vez mais distante.
TRANQUILIDADE
O time tricolor voltou muito tranquilo para o segundo tempo de jogo. O Coelho continuava sem agredir o adversário. Aos 13 minutos, Guilherme dribla o goleiro e chuta. A bola bateu na trave. Foi a maior chance de gol da partida. Sete minutos depois, no entanto, Marinho, entrando pelo lado direito de ataque, recebe a bola mal cabeceada pela defesa mineira e chuta de primeira. Cavichioli rebate e Marinho paga o rebote e chuta novamente, dessa vez, sem chance para o goleiro da equipe de Minas Gerais.
Diante da falta de coordenação do América, o Fortaleza tentou ampliar o marcador que já era para lá de vantajoso. Lucero recebe passe de Galhardo, dribla o goleiro do Coelho e marca, mas os árbitros do VAR confirmaram o impedimento anteriormente marcado pelo auxiliar em campo. O Leão do Pici permanece atacando, mas não conseguiu fazer o terceiro gol.
Aos 44 minutos, Breno descontou para o América, porém não havia mais possibilidade de reverter o marcador. A primeira partida do Leão pelas semifinais acontecerá em São Paulo, dia 27 deste mês, com a decisão da classificação ficando para o Castelão, dia 4 de outubro.