Voltar ao topo

18 de setembro de 2024

Fortaleza recebe atividades voltadas ao Dia Nacional do Ciclista nesta sexta-feira

Intervenções terão início na manhã com a revitalização do entorno da Areninha da Vila Betânia, localizada no cruzamento das ruas Antônio Bandeira com Casemiro de Abreu
Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

Em alusão ao Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta sexta-feira, 19, a Prefeitura de Fortaleza realiza programação com diversas atividades para incentivar a mobilidade ativa. Dentre as ações, executadas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), está prevista a implantação de uma nova ciclofaixa na av. José Tavares e mais uma edição do projeto Praças Vivas no Itaperi.

As intervenções terão início na manhã com a revitalização do entorno da Areninha da Vila Betânia, localizada no cruzamento das ruas Antônio Bandeira com Casemiro de Abreu. Com desenho lúdico em referência à data, a iniciativa contemplará uma área total de 317m², transformando um espaço até então ocioso em um equipamento de lazer.

Serão realizados serviços de limpeza, capina e recuperação asfáltica, além de renovação da sinalização e pintura. Alunos da Rede Cuca também darão apoio à medida, dando mais cores e vida à cidade. Há, atualmente, 17 praças vivas distribuídas em 15 bairros da Capital. No final da tarde, entre 17 e 19 horas, técnicos e educadores da AMC farão a distribuição de lanche e plaquinhas, que estimulam o respeito ao ciclista.

Haverá ainda o minicircuito de bike infantil levando educação, prática e segurança no uso da bicicleta para crianças. Completando a programação, começa a ser sinalizada à noite uma nova ciclofaixa na av. José Tavares, no trecho compreendido entre a av. Osório de Paiva e rua Cônego de Castro, no Canindezinho.

A infraestrutura terá 1 km de extensão e se conectará à ciclovia existente na av. Osório de Paiva. Com essa implantação, Fortaleza passa a ter 414,7 km de malha cicloviária, sendo 130,9 km de ciclovias, 270,4 km de ciclofaixas, 11,7 km de ciclorrotas e 1,7 km de passeio compartilhado. A gestão do prefeito José Sarto tem a meta de chegar a uma malha total de 500 km ao final de quatro anos.

Segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Fortaleza é a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária, com mais de 50% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhado.

[ Mais notícias ]