Menu

Fortaleza terá mutirão para zerar fila de espera por exame de eletrocardiograma

Foto: Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza inicia neste sábado (30) um mutirão para zerar a fila de espera por exames de eletrocardiograma. A primeira ação acontecerá em 20 postos de saúde, com atendimento exclusivo para usuários previamente agendados que estão aguardando a realização do exame.

Serão ofertados 1.200 eletrocardiogramas, das 8h às 17h. O prefeito Evandro Leitão (PT) deve acompanhar o mutirão nos postos de saúde Maurício Mattos Dourado (bairro Edson Queiroz), pela manhã, seguido do posto Roberto da Silva Bruno (Bairro de Fátima), também pela manhã.

A iniciativa é do programa Saúde que Cuida, que integra o Plano Fortaleza Inclusiva e é realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A ação objetiva chegar ao diagnóstico precoce de doenças cardíacas na população, zerando uma fila de mais de 314 mil exames acumulados desde 2020. O Saúde que Cuida prevê ainda a aquisição de aparelhos de eletrocardiograma para todos os postos e a implementação de laudos on-line.

“Zerar a fila de eletrocardiogramas é um passo fundamental para garantir diagnósticos mais rápidos e ampliar o acesso da população a um cuidado de saúde mais eficiente e humanizado. É mais uma demonstração do nosso compromisso com a vida e com a saúde pública de qualidade”, destaca a secretária de Saúde, Riane Azevedo.

EXAME

O Eletrocardiograma ou ECG é um exame que avalia a atividade elétrica do coração a partir de eletrodos fixados na pele. O resultado é registrado em gráficos que comparam a atividade cardíaca do paciente com o padrão, indicando se a atividade cardíaca está dentro da normalidade ou se há alterações nos músculos e nervos do coração.

Através do exame, é possível identificar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, pericardite, hipertrofia das câmaras cardíacas e doenças que isolam o coração.

COMO FUNCIONA

A Prefeitura está entrando em contato com os usuários residentes em Fortaleza, por meio dos telefones informados no ato do cadastro no posto de saúde para o agendamento. Conforme a SMS, é fundamental manter os dados atualizados. Em caso de mudança de telefone ou endereço, o paciente deve procurar a sua unidade de saúde e fazer a atualização.

Os pacientes também podem acessar as confirmações de consultas e exames por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza.

“Os usuários receberão ligação para confirmar a data do exame. É fundamental que apenas confirmem presença aqueles que realmente possam comparecer no dia marcado, para que possamos dar maior celeridade à fila de espera”, reforça o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Erlemus Soares.