Voltar ao topo

18 de abril de 2025

Fortaleza tem redução de 31,1% nas mortes violentas em maio

Além da Capital, também foi a anotada queda de 15,6% deste tipo de crime no Estado
Foto: Divulgação/ SSPDS

Compartilhar:

Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS)  apontam que Fortaleza teve uma redução de 31,1% nas ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que são homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo com resultado morte, em comparação com o mesmo período em 2022. Além disso, também foi identificada, em maio, uma redução 15,6% nas mortes violentas do Estado. As informações foram obtidas por meio da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

Em maio deste ano, na Capital, foram registradas 62 mortes violentas letais. Enquanto isso, no mesmo período, em 2022, foram 90 ocorrências, o que indica uma redução de 31,1% de um ano para o outro. Já no Estado, em maio de 2022, 269 ocorrências foram registradas em território cearense; já em maio de 2023, foram 227 casos. A redução de 15,6% em maio nesse tipo de crime no Ceará representou a melhor diminuição entre os meses de 2023.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, afirmou que os números representam o resultado do trabalho integrado e contínuo entre as Forças de Segurança do Estado. “A redução durante o período, na Capital e no Estado, é resultado das ações da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da análise dos dados da Supesp, além da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. A redução demonstra o empenho e a dedicação dos profissionais da Segurança, propiciando uma maior sensação de segurança para a população”, comentou o secretário.

REDUÇÃO ATÉ O MOMENTO

Também foram registradas reduções nas mortes violentas entre os meses de janeiro e maio de 2023, na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. Na Capital cearense, houve uma diminuição de 27% no quadro comparativo entre os meses de 2023 e 2022. Em Fortaleza, o número reduziu de 382 para 279 ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais.

Em todo o território cearense, os números de CVLIs tiveram uma redução de 7,7% nos cinco primeiros meses de 2023 em relação ao mesmo período no ano anterior. Enquanto entre janeiro e maio de 2022 foram 1.267 casos, nos cinco primeiros cinco meses de 2023, foram 1.170 ocorrências em todo o Ceará.

OPERAÇÃO FOCUS

Entre as operações realizadas pelas Forças de Segurança do Ceará no período está a Operação Focus. A operação resultou na prisão de um homem com mandado em aberto. A ofensiva chegou à sua 40ª edição na ação realizada em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. Ao todo, 124 abordagens a pessoas e a 89 veículos foram realizadas.

[ Mais notícias ]