Durante o segundo trimestre de 2023, Fortaleza seguiu com a menor taxa de desemprego dentre as capitais do Nordeste. A informação foi divulgada na terça-feira, 15, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo mostra que o indicador diminuiu de 8,4% para 8,0% em Fortaleza, correspondente a 109 mil pessoas no trimestre em questão.
A porcentagem se iguala a do Brasil e se mantém abaixo da taxa do Ceará, de 8,6% (337 mil pessoas). Após Fortaleza, as capitais nordestinas com as menores taxas de desemprego foram, respectivamente, Teresina, no Piauí, com 8,1%, e João Pessoa, na Paraíba (9,6%). No período, o Ceará também manteve a menor taxa de desemprego do Nordeste no segundo trimestre.
No indicador que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar – nível da ocupação -, a Capital obteve a terceira colocação mais alta. Segundo os dados do estudo, a taxa registrada foi de 55,2% no segundo trimestre de 2023, apresentando expansão de 0,1 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior, com tendência de estabilidade. A população ocupada no período foi estimada em 1,25 milhão de pessoas.
Segundo o prefeito da capital cearense, José Sarto (PDT), os números são “resultado da capacidade empreendedora e da força de trabalho da população, além de um efeito de uma forte política de capacitação, inclusão no mercado de trabalho e incentivo fiscais, que são compromissos da gestão”.
MAIOR GERADORA DE EMPREGOS
O secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, ressaltou que Fortaleza tem o maior PIB do Nordeste e é a capital que mais gera emprego do Norte e Nordeste, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). “A cidade que mais empreende é destaque na abertura de novas empresas em 2021, 2022 e 2023″, complementa. A colocação foi baseada na Pnad Contínua 2022, quando a Capital se mostrou líder no Norte e Nordeste no indicador de geração de empregos com carteira assinada. Ainda conforme o titular da pasta municipal, Fortaleza foi destaque em níveis nacional e estadual.