Voltar ao topo

25 de julho de 2024

Fortaleza sedia encontro da Cúpula dos Povos sobre agenda climática neste fim de semana

O objetivo principal do encontro é construir uma agenda climática para povos de matriz africana.
Foto: Mapa Cultural do Ceará/Divulgação

Compartilhar:

Fortaleza sedia, a partir desta sesta sexta-feira, 17, até o próximo domingo, 19, o 1º Encontro Cúpula dos Povos Região Nordeste, onde estarão reunidos representantes dos povos tradicionais e originários, membros do poder público e pesquisadores com o objetivo principal de construir uma agenda climática para povos de matriz africana. O tema do encontro é “Ecologia, Cultura e Educação pelo Clima” e debaterá as consequências da crise climática e o compartilhamento de tecnologias para a redução de injustiças ambientais.

No momento, também haverá uma capacitação voltada para a preservação do patrimônio cultural.

Esse é o primeiro dos cinco eventos regionais previstos pelo desdobramento da Cúpula dos Povos Rio+30, ocorrida em novembro de 2022, no Rio de Janeiro. Além disso, a data marca o Dia Nacional de Conscientização sobre as Agendas Climáticas (16 de março), bem como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial (21 de março).

O coordenador de Promoção da Igualdade Racial de Fortaleza, Sérgio Granja, ressalta o apoio da gestão municipal, não só pelo acolhimento das lideranças de outros estados, como também pela participação ativa na construção de ações de combate à discriminação.O evento é organizado Rede Afroambiental em parceria com a Secretaria Municipal Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, por intermédio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, pela Rede Cuca, Sesc Ceará e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

PROGRAMAÇÃO

No sábado, 18, a programação inicia às 9h, no Cuca Barra do Ceará. Já no domingo, 19, será o dia da ação social de limpeza e conscientização sobre o Rio Ceará, próximo ao píer da Barra do Ceará, em Fortaleza. Entre a próxima segunda-feira, 20, e quarta-feira, 22, a Cúpula seguirá com o Fórum da Rede Afroambiental.

[ Mais notícias ]