Fortaleza e Estudiantes se enfrentaram na noite desta quinta, 30, na Arena Castelão, em confronto de ida pelas Oitavas de Final da Copa LIbertadores da América. O duelo terminou empatado em 1 a 1, com Silvio Romero abrindo o placar para o Leão e Leandro Díaz empatando para os visitantes. A partida de volta está marcada para a próxima quinta, 07/07, na Argentina.
Precisando da vitória, por estar jogando em casa, com o apoio de mais de 38 mil torcedores presentes no estádio, o Fortaleza tentou começar pressionando o adversário, porém, sem muito sucesso, tendo o ritmo quebrado pelos argentinos.
A primeira chance de gol veio para o Estudiantes, após erro na saída de bola do tricolor, o meia Manuel Castro ficou com a bola e arriscou de longe, mas para fora do gol defendido por Marcelo Boeck.
Logo em seguida, mais uma chegada perigosa dos argentinos. O lateral direito Godoy apareceu livre na área e finalizou para grande defesa de Boeck. No rebote, a zaga do Leão afastou o perigo.
Aos 24 minutos da primeira etapa, o Fortaleza chegou a balançar as redes. Yago Pikachu infiltrou pelo meio e achou bom passe para Silvio Romero, que dominou e finalizou rapidamente, fazendo o gol do Leão, porém, o bandeirinha marcou impedimento, que foi confirmado pelo árbitro de vídeo.
Após isso, o Tricolor tomou as rédeas da partida e controlou o resto do 1º tempo. Depois de cobrança de escanteio de Lucas Lima, Marcelo Benevenuto escorou de cabeça para o meio da área e encontrou Landázuri, que acertou um voleio, mas a finalização foi para fora do gol.
No último lance da etapa inicial, talvez a melhor jogada do Fortaleza. Moisés recebeu pelo meio, arrancou, deixando dois zagueiros para trás e ainda driblou o goleiro. Sozinho, o atacante finalizou de esquerda para o gol, mas viu Zuqui se esticar todo e tirar a bola em cima da linha, impedindo o gol tricolor.
Na volta para a segunda etapa, o Leão aproveitou a pressão que havia feito já antes do intervalo e continuou em cima. Marcelo Benevenuto se antecipou no meio de campo, roubou a bola e lançou para Juninho Capixaba, que cruzou na área e achou Silvio Romero, que finalizou para o gol, a bola ainda desviou em Noguera e morreu no fundo das redes. Estava aberto o placar na Arena Castelão, 1 a 0 para o Fortaleza.
A torcida inflamou e fez grande no estádio, com a equipe do Leão na frente do placar. O treinador argentino Ricardo Zielinski resolveu mexer em dose dupla, tirando os meias Zapiola e Manuel Castro, e colocando os atacantes Rollheiser e Leandro Díaz.
Após dois minutos em campo, Leandro Díaz empatou a partida para o Estudiantes. Depois de boa jogada pela ponta esquerda, Más cruzou rasteiro, para trás e a bola encontrou o atacante recém entrado em campo, que finalizou sem chances para Boeck. O placar estava empatado em 1 a 1.
Depois do baque, o Leão tentou se recuperar para retomar a frente do placar, mas foi parado pela experiência e catimba argentina. Já nos acréscimos, Yago Pikachu recebeu a bola dentro da grande área e caiu pedindo pênalti, o árbitro de vídeo não chamou o árbitro de campo e a partida seguiu.
No último minuto de partida, o Fortaleza ainda teve uma chance de sair vencedor. Lucas Lima fez boa jogada pela ponta direita, achou Yago Pikachu ultrapassando, o ala, que estava atuando de lateral direito, no momento, cruzou para área, a bola sobrou para Igor Torres, que encheu o pé para fora do gol. O confronto terminou empatado em 1 a 1 e a decisão ficou para daqui uma semana, no confronto na Argentina.