Fluminense e Fortaleza se enfrentaram na noite desta quarta-feira, 17, no estádio Maracanã, em jogo válido pela volta das Quartas de Finais da Copa do Brasil. O Leão chegou a abrir 2 a 0, placar que classificaria o Tricolor de Aço, com gols de Nino (contra) e Silvio Romero, mas viu o Tricolor das Laranjeiras ir buscar o empate com gols de Ganso, de pênalti, e de Cano.
Atrás do placar agregado, o Tricolor de Aço começou marcando o Tricolor das Laranjeiras em cima, sufocando desde a saída de bola, e a pressão surtiu efeito. Logo aos 11 minutos, Thiago Galhardo recebeu lançamento de Titi, disputou com Nino e ganhou na velocidade dos dois zagueiros da equipe carioca, e finalizou para defesa de Fábio. No rebote, a bola desviou em Nino e entrou no gol. 1 a 0 para o Fortaleza.
O destaque do lance do gol fica por conta de Thiago Galhardo, que minutos antes da jogada que resultou na abertura de placar para o Leão, chegou em Benevenuto e falou algo sobre a defesa adversária, fazendo um sinal de lançamento. Minutos depois, Titi achou Thiago Galhardo, exatamente em lançamento, que venceu a zaga e conseguiu que os cearenses saíssem na frente do placar.
Com o confronto empatado, o Fluminense precisou reagir com o apoio da sua torcida e se lançou para cima do Fortaleza. Os mandantes chegaram com perigo, após grande jogada de John Arias pela ponta esquerda, o atacante cruzou e viu a bola passar por todo mundo, inclusive pelo artilheiro Cano, que furou.
Os donos da casa continuaram ameaçando o gol de empate e quase chegaram a balançar as redes. Na primeira, com Nino, agora tentando marcar a favor, que cabeceou após escanteio e viu a bola explodir na defesa do Leão. Na sequência, Samuel Xavier finalizou com perigo, a bola ainda desviou na zaga cearense e obrigou Fernando Miguel a fazer excelente defesa.
Com o confronto mais aberto, as chances foram aparecendo dos dois lados. O Fortaleza teve chance de ampliar com Brítez, de cabeça. Após falta cobrada na área, o argentino desviou, vendo a bola passar rente a trave defendida por Fábio. O atacante Thiago Galhardo estava há alguns metros atrás da bola e por pouco não chegou para empurrar para as redes.
Já no fim da primeira etapa, mais uma boa jogada do Fortaleza e dessa vez resultou em gol. Depois de mais um lançamento, Zé Welison subiu e ganhou do adversário no alto, desviando para Romero, que ajeitou para trás, tabelando com Thiago Galhardo, que enfiou boa bola, de primeira, deixando o centroavante argentino na cara do gol, que só teve o trabalho de tirar de Fábio e comemorar o segundo do Leão. 2 a 0 para o Fortaleza.
2º tempo
Depois de ser vaiado na descida para o vestiário, o time do Fluminense voltou para a etapa final aplaudido pela torcida e com uma mudança, a saída do zagueiro Nino para a entrada do volante Martinelli, indicando um time mais ofensivo.
A mudança resultou logo no início, quando o Tricolor das Laranjeiras conseguiu diminuir o placar após pênalti polêmico. Num lance entre Brítez e Matheus Martins, o árbitro de campo marcou falta do argentino, fora da área, porém, foi chamado pelo árbitro de vídeo para correção da marcação para pênalti. Na cobrança, Ganso deslocou o goleiro Fernando Miguel. 2 a 1 para o Fortaleza.
Após o gol que igualou o confronto no placar agregado, o estádio, com mais de 60 mil pessoas, começou a inflamar e apoiar o time da casa. A resposta de Juan Pablo Vojvoda foi alterar o time, promovendo a entrada de Lucas Sasha e Robson, nos locais de Matheus Vargas e Silvio Romero.
Aproveitando o embalo da torcida, o Fluminense conseguiu se achar em campo e encurralava o Fortaleza cada vez mais no campo defensivo. Após bom lance pela direita, Nonato achou Jhon Arias, que olhou para a área e cruzou com perfeição para Cano, que infiltrou nas costas dos defensores e empurrou para as redes, empatando a partida e colocando o Fluminense na frente do confronto. 2 a 2 no placar.
Agora atrás do placar, foi a vez do Fortaleza ir para cima em busca de igualar novamente o resultado. O Leão ainda teve boas chances, mas não conseguiu marcar. Lucas Sasha aproveitou uma sobra na entrada da área, mas chutou por cima do gol. Assim como Otero, que bateu falta perigosa, mas também por cima do gol defendido por Fábio. A classificação para as Semifinais ficou com o Fluminense. O Fortaleza volta a pensar somente no Brasileirão.