A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza realiza, a partir desta segunda-feira, 20, uma série de atividades educativas nos postos de saúde da Capital em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que ocorre na próxima sexta, 24. A programação tem por objetivo conscientizar a população sobre a doença e buscar possíveis casos, segundo a gestão municipal.
Em 2022, Fortaleza notificou 1.714 casos da doença e 104 óbitos. No ano anterior, foram 1.496 novos registros e 100 vítimas da doença.
Além das ações de educação em saúde com palestras e distribuição de material informativo, os postos de saúde intensificarão as ações de controle da doença nos seus territórios de atuação. Dentre os objetivos da semana, destacam-se a busca ativa de sintomáticos respiratórios; o diagnóstico da tuberculose através da oferta do exame laboratorial; o resgate dos pacientes faltosos no tratamento da doença; a divulgação dos sinais e sintomas da tuberculose e o encaminhamento para o tratamento.
SOBRE A TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa ocasionada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, o que pode se tornar uma enfermidade grave se não tratada. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio da tosse, fala e espirro. Os principais sintomas da doença são: tosse persistente por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.
Os exames para diagnóstico estão disponíveis em todos os postos de saúde. Caso o resultado seja positivo, o tratamento é feito através de medicação durante seis meses, todos os dias, sem interrupção. Pessoas que tiveram contato com o paciente também devem realizar o exame nos postos, com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão da doença.