Menu

Fortaleza registra segunda maior chuva em 50 anos entre sábado e domingo (11) de carnaval

Fortaleza registrou chuva de 215,1 mm entre 7h de sábado e 7h deste domingo (11) de carnaval, conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A primeira grande precipitação de 2024 gerou uma série de transtornos na cidade, como quedas de árvores, falhas em semáforos e ruas alagadas. No bairro Moura Brasil, uma cratera chegou a se abrir devido a um problema na parede de contenção da obra da Linha Leste do Metrô. A situação provocou a retirada de moradores de aproximadamente 10 casas e o isolamento dos dois lados da rua Adarias Lima. Além disso, o teto de um posto de combustíveis desabou durante o temporal. Não há registro de pessoas feridas.

As chuvas previstas devem ocorrer em razão de áreas de instabilidade proveniente do Oceano Atlântico, bem como efeitos de brisa e combinação de temperatura, umidade e relevo.

10 maiores chuvas de Fortaleza (Funceme):

  • 2004: 250 mm
  • 2024: 215,1 mm
  • 2012: 197,6 mm
  • 1988: 189 mm
  • 2014: 169 mm
  • 1977: 168 mm
  • 1997: 162 mm
  • 1981: 161,6 mm
  • 2019: 148,4 mm
  • 1974: 147 mm

Por conta da situação, o prefeito José Sarto (PDT) anunciou a instalação de uma força-tarefa para atender as ocorrências na cidade devido às chuvas. Os secretários das regionais estiveram no pontos críticos para acompanhar os serviços da gestão municipal, principalmente nas áreas que registraram alagamento. Uma comitiva percorreu bairros acompanhados de técnicos com a objetivo de adotar medidas para reduzir os riscos à população e verificar o resultado dos trabalhos já realizados preventivamente para a quadra chuvosa.

“Nós estamos aqui com várias equipes trabalhando, de vários órgãos, tentando minimizar alguns alagamentos na cidade de Fortaleza. Mas o importante também é que temos o videomonitoramento onde nós acompanhamos 24 horas as chuvas para tentar chegar o mais rápido nessas comunidades. Graças à Deus não temos registro de nenhum fato grave na cidade de Fortaleza”, ressaltou o secretário da Gestão Regional, Ferrúcio Feitosa.

No mesmo dia, o governador Elmano de Freitas (PT) acionou a estrutura do Estado para “tomar as devidas providências e atender às famílias atingidas em nossa capital”. Conforme o governador, as equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam durante o dia para retiradas de árvores caídas e outras obstruções em vias públicas. “A Defesa Civil está atuando na assistência à população das áreas mais atingidas pelas cheias”, anunciou. Já a Secretaria da Proteção Social está de prontidão para atuar na assistência às famílias mais prejudicadas. Além disso, conforme o governador, as equipes da Superintendência de Obras Públicas (SOP) estão de plantão e também trabalharam no conserto a danos nos equipamentos e vias estaduais.

CHUVAS NO CEARÁ

Conforme a Funceme, foram registradas chuvas em cerca de 140 municípios entre às 7h de sábado e 7h de domingo. Os maiores volumes foram observados nas cidades de Fortaleza (215.1 mm), Caucaia (157.6 mm), Maranguape (150 mm), São Gonçalo do Amarante (94 mm), Piquet Carneiro (93 mm) e Pindoretama (92 mm). De acordo com a Funceme, para esta segunda é esperada uma redução nas chuvas em relação ao final de semana, ocorrendo de forma isolada no Cariri, no Litoral Norte e na Ibiapaba, enquanto nas demais macrorregiões há baixa possibilidade de chuva isolada. A tendência é de chuva com intensidade variando de fraca a moderada em todas as macrorregiões.

Em relação às temperaturas, os maiores valores devem ser registrados nas macrorregiões Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns, em torno de 35°C. Já as temperaturas mais baixas devem ser registradas no Cariri, no sul do Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba, em torno de 19°C. Em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), temperaturas máximas de até 31ºC e mínimas de 22°C. Em Fortaleza e Região Metropolitana, a chuva deve ocorrer durante o período da manhã. À tarde e à noite, há uma forte tendência de redução da chuva, estando previsto, inclusive, céu com poucas nuvens e sem chuva na maior parte do tempo.