Acontece nesta quinta-feira (27) a solenidade de formatura da segunda turma do concurso da Guarda Municipal de Fortaleza. Mais 255 agentes reforçarão a segurança nas ruas da capital cearense. A cerimônia ocorre nesta quinta-feira (27), às 18h, no Ginásio Paulo Sarasate. Até o final do ano, conforme projeção da Prefeitura, serão mais 1.000 guardas nas ruas, o que tornará a GMF a terceira maior do País. Nesta semana, o prefeito José Sarto também reafirmou o reforço no armamento dos profissionais, com a aquisição de 400 novas armas de fogo.
“Vamos ter que discutir esse tema [segurança pública] para além das paixões políticas partidárias”, defendeu o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim (PT), em entrevista ao Questão de Opinião, podcast do OPINIÃO CE. “É um problema real, talvez um dos maiores do Brasil, acho até que da América Latina”.
Confira a entrevista completa:
No fim de maio, durante solenidade de posse da primeira turma de aprovados no concurso da GMF, o prefeito endossou medidas para combate à criminalidade na Capital. Na oportunidade, ele anunciou a criação do programa Mais Segurança, que prevê novos equipamentos, armamento para os guardas, além de reforço nas ações de videomonitoramento e de patrulha. Também estão sendo incorporadas 99 novas viaturas e 57 motocicletas.
Por meio do programa Mais Segurança, a Guarda Municipal realizará blitze no transporte público, além de aprimorar o sistema de videomonitoramento, que hoje dispõe de 7 mil câmeras em diferentes pontos da Cidade. Ao citar a aplicação de R$ 1,3 bilhão em segurança pública desde o início da gestão, o Prefeito detalhou os investimentos em políticas sociais para prevenir e violência como melhor caminho para uma sociedade menos violenta e menos desigual.
SOBRE O CONCURSO
O concurso da Guarda Municipal de Fortaleza ofertou mil vagas, distribuídas da seguinte forma: 750 para ampla concorrência, 50 para pessoas com deficiência (PCDs) e 200 para pessoas negras e pardas.
