Voltar ao topo

9 de outubro de 2024

Ceará realiza programação diversa para a Festa de Iemanjá; saiba mais

Este ano, a Festa de Iemanjá carrega o tema “Tradição e Luta pelos Direitos e Garantias do Patrimônio Imaterial do Estado do Ceará”, refletindo a importância cultural e histórica do evento
Foto: Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

Após dois anos de interrupção devido à pandemia da covid-19, a Festa de Iemanjá está de volta no formato presencial, com uma programação diversificada. A festividade foi incluída no calendário de eventos do Ceará por meio da Lei 17.104, de 14 de Novembro de 2019. As celebrações se concentram em Fortaleza, mas se repetem por diversas cidades litorâneas do Ceará, como Aracati, Itapipoca, Aquiraz, Camocim entre outras. Neste ano, a Festa de Iemanjá carrega o tema “Tradição e Luta pelos Direitos e Garantias do Patrimônio Imaterial do Estado do Ceará”, refletindo a importância cultural e histórica do evento. A atividade conta com o apoio das secretarias da Cultura e da Igualdade Racial do Ceará, e realização do Movimento Umbanda Cearense.

Na capital cearense, as comemorações iniciam neste sábado, 12, no Theatro José de Alencar e se estendem ao longo da semana, até quinta-feira, 17, com momentos de agradecimento, homenagens, apresentações de grupos de afoxés, atividades culturais e debates enriquecedores nas praias e centros culturais.

O evento contará com apresentações culturais do Afoxé Filhos de Oyá (18h) e do Grupo Cultural Toque de Senzala, às 19h, no Palco Principal do TJA, além de Feira de Empreendedorismo Negro e das Manifestações Culturais Afro-brasileiras, das 16h às 20h, no Pátio Nobre do equipamento.

Entre os destaques do primeiro dia de atividades, das 16h às 17h, o evento trará falas da Mãe Tecla do Caboclo Tupinambá, Mestre da Cultura Pai Neto Tranca Rua, Mãe Taquinha de Oyá, Mãe Bia Pomba Gira, Mãe Rosa de Xangô (Aracati), Mãe Gardênia de Iansã, Pai Jairo de Ogum (Camocim), Pai Dodô, Pai Bernardo de Oxóssi e Diego Carvalho (Aracati). Integram ainda a programação no Theatro José de Alencar os grupos culturais Toque de Senzala, às 18h, e os Filhos de Oyá, às 19h, que se apresentarão no Palco Principal.

NAS ÁGUAS

Na segunda-feira, 14, a partir das 15h, o Aterro da Praia de Iracema recebe a tradicional Festa de Iemanjá, realizada pelo Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará. O evento conta com a parceria do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Integram a atividade, as apresentações artísticas do grupo Cultural Toque de Senzala, homenagens dos povos de terreiro, além da tradicional entrega de oferendas.

A festividade continua na terça-feira, 15, a partir das 12h30, também no Aterro da Praia de Iracema, com as apresentações do Coco das Goiabeiras Rainha do Mar, de grupos Culturais, da Dança Cigana com as Ciganas Kassandra e Shoraya, acolhida dos Terreiros, falas institucionais e a chegada da imagem de Iemanjá na jangada, seguida de homenagem à orixá. Às 17h, acontece a saída da jangada com as oferendas para Iemanjá, a ser entregue à risca do mar, acompanhada com pontos cantados (cânticos) executados pelo cantor Dgal Solo.

Ainda na terça, a partir das 8h, as homenagens seguem com a apresentação do Hino da Umbanda e o cortejo com a imagem da Rainha do Mar, saindo da sede provisória da União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), na Rua Castro e Silva, 920, centro de Fortaleza e seguindo para Praia do Futuro.

Durante todo o dia, ocorrerão apresentações culturais do Afoxé Acabaca, com a participação de Ivaldo Paixão, e do Grupo Saravá Saravá Umbanda, com Pai Nucelio. O encerramento ocorrerá às 18h, na Praia do Futuro, com a entrega das oferendas para a Iemanjá. Na ocasião, serão entregues os certificados de participação da 58° Festa de Iemanjá da Praia do Futuro.

[ Mais notícias ]