Voltar ao topo

13 de novembro de 2024

Fortaleza realiza neste mês ações da campanha Maio Amarelo

Compartilhar:

Capital lançou Plano Municipal de Segurança no Trânsito, que objetiva garantir que avanços obtidos na segurança viária sejam continuados

Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br

Fortaleza é uma das referências brasileiras em mobilidade urbana (Foto: Natinho Rodrigues)

Fortaleza terá ao longo deste mês ações educativas e de fiscalização preventiva para conscientizar a população acerca do alto índice de mortes e lesões no trânsito. A campanha realizada nacionalmente, chamada Maio Amarelo, tem como tema este ano Juntos Salvamos Vidas.

Dentre as medidas, foi lançado o Plano Municipal de Segurança no Trânsito que objetiva garantir que os avanços obtidos na segurança viária sejam continuados, reduzindo pela metade a taxa de mortes no prazo de dez anos. No âmbito da educação para o trânsito, além dos cursos de pilotagem segura voltados para motociclistas e ciclistas, acontecerá semanalmente o Comando Maio Amarelo, abordagem específica do movimento que alerta para a importância do respeito às normas de circulação.

A mobilização, realizada por educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), disponibilizará faixas nos cruzamentos, distribuição de panfletos e fitas amarelas para serem afixadas nos retrovisores. Outros destaques da programação são o AMC nos Bares, que consiste em abordagens lúdicas em restaurantes alertando para os riscos de beber e dirigir.

A orientação para um trânsito melhor também ocorrerá em visitas a instituições públicas de ensino com o projeto AMC nas Escolas. Diversas abordagens, como jogos de tabuleiro e teatro de fantoches, visam reforçar desde a infância os direitos e deveres no trânsito, atentando para o respeito entre os diversos modais e a segurança.

TRAVESSIA CIDADÃ
Já o programa Travessia Cidadã vai sensibilizar, capacitar e credenciar pessoas para atuarem como monitores de travessia, auxiliando o deslocamento de pedestres no entorno de instituições de ensino. A ação também vai acontecer nos terminais de integração, quando haverá sensibilização quanto à passagem pela faixa de pedestres.

Para fortalecer o uso de bicicletas como alternativa para o deslocamento na cidade, no Dia Nacional de Bike ao Trabalho o passe do Bicicletar será gratuito. A data também será marcada com várias atividades como distribuição de plaquinhas para ciclistas, manutenção para bicicletas e orientações educativas sobre segurança viária.

Consolidado como alternativa de inclusão, esporte e lazer, o projeto Bike Sem Barreiras passará a ser executado semanalmente aos sábados. A iniciativa oferta bicicletas adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida, deficiência física ou autismo ao lado do Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema, das 8 às 12 horas.

Como parte da programação, vítimas de acidentes de trânsito internadas no Instituto Dr. José Frota (IJF) vão receber a visita dos educadores da AMC. Serão reforçadas dicas de um comportamento mais prudente no trânsito. Em relação à fiscalização, a Operação Lei Seca será fortalecida para coibir práticas irregulares e aumentar a segurança nas vias. A ideia é que a população compreenda os riscos da combinação perigosa de álcool e direção, e que pode ser submetida a testes de etilômetro a qualquer hora do dia ou da noite.

A programação será encerrada com o Seminário de Preservação de Vidas de Trânsito, que vai reunir técnicos e representantes de órgãos de trânsito que apresentarão as melhores soluções em segurança viária.
Durante o evento, está prevista a divulgação do Relatório Anual de Segurança Viária e o resultado do Prêmio AMC de Mobilidade Urbana, concurso destinado a estudantes da rede pública de ensino que incentiva ideias ao tema.

[ Mais notícias ]