Voltar ao topo

22 de março de 2025

Fortaleza realiza evento sobre monitoramento e avaliação de políticas públicas no início de junho

O evento vai ser coordenado pelo Iplanfor e transmitido ao vivo pelo canal do Observatório de Fortaleza, no YouTube
Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

A Prefeitura de Fortaleza vai realizar entre os dias 3 (segunda-feira) e 7 de junho (sexta-feira) a Semana gLOCAL de Avaliação 2024, evento anual promovido pela Global Evaluation Initiative (GEI) com o objetivo de compartilhar conhecimento e experiência sobre monitoramento e avaliação de políticas públicas em todo o mundo. A ação vai ser coordenada na capital cearense pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento (Iplanfor). A programação vai ser transmitida ao vivo pelo canal do Observatório de Fortaleza no YouTube.

A abertura do evento está programada para às 10h do dia 3, com a presença da presidente do Iplanfor, Larissa Menescal. Dando continuidade às apresentações, serão realizadas mesas redondas, cada uma com duas horas. Durante o período do evento, a Semana gLOCAL vai ter a participação de Fernanda Império, Marisa Villi, Ildo Gusmão, Alexandre Simões, Lorena Madruga Monteiro, Alexandre Araújo Costa, Dalila Menezes, Jander Barbosa Monteiro, Elisângela Teixeira, Ryan Cooper, Izabel Accioly e Sergio Granja.

Confira a programação completa

  • Segunda (3), das 10h às 12h: Assembleias Cidadãs por sorteio: “como a participação social pode ajudar no processo de M&A de políticas públicas”; Abertura: Larissa Menescal, presidente do Iplanfor; Convidados: Fernanda Império, cofundadora do Delibera Brasil; Marisa Villi, cofundadora da Rede Conhecimento Social; e Ildo Gusmão, vice-prefeito do município de Francisco Morato;
  • Terça (4), das 10h às 12h: Desafios para a incubação de experimentos controlados em políticas públicas; Convidados: Alexandre Simões, pesquisador pré-doutorado no Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Econômico; e Lorena Madruga, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL);
  • Quarta (5), das 10h às 12h: Avaliação de políticas públicas com foco no enfrentamento à emergência climática; Convidados: Dalila Menezes, assessora de Projetos Inovadores do Iplanfor; Alexandre Costa, professor titular da Universidade Estadual do Ceará (Uece); e Jander Barbosa, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE);
  • Quinta (6), das 10h às 12h: Desigual Lab: o Laboratório de Avaliação Experimental de Políticas Públicas de Fortaleza; Convidados: Elisângela Teixeira, vice-presidente do Iplanfor; e Ryan Cooper, diretor do Fundo Weiss para Pesquisa em Economia do Desenvolvimento;
  • Sexta (7), das 10h às 12h: Avaliação de políticas públicas de equidade racial e de gênero; Convidados: Izabel Accioly, diretora do Observatório de Governança Municipal do Iplanfor; e Sergio Granja, coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Fortaleza.

As mesas vão abordar temas centrais relacionados às formas pelas quais a avaliação de políticas públicas pode contribuir para a mudança transformacional. Conforme a diretora do Observatório de Governança Municipal do Ipplan Fortaleza, Izabel Accioly, a Semana gLOCAL é uma excelente oportunidade para estudantes, pesquisadores, profissionais e todas as pessoas interessadas em monitoramento e avaliação de políticas públicas.

“Ao longo da programação, teremos a oportunidade de aprender com especialistas de vários lugares, conhecer experiências exitosas e pensar xem políticas públicas mais eficazes. Além dessa troca de aprendizado, é um bom momento para se conectar com outras pessoas e se inspirar nas boas práticas que serão compartilhadas”, afirma.

O Instituto vai emitir certificados de participação pela presença nas transmissões. A cada dia será enviado um formulário para preencher e confirmar a presença.

[ Mais notícias ]