A Prefeitura de Fortaleza promove, neste sábado (9), o Dia D de vacinação contra raiva, contando com 237 pontos de imunização distribuídos pela cidade, funcionando das 8h às 16h. Com a meta de vacinar 520 mil animais, entre cães e gatos, a campanha segue até 10 de dezembro. Durante o Dia D, também funcionarão 12 postos de saúde para oferecer todas as vacinas de rotina, além da vacina antirrábica humana. A iniciativa é uma oportunidade para atualizar o cartão de vacinação. Os locais de vacinação podem ser conferidos no site do órgão.
Até outubro deste ano, a positividade para raiva em morcegos superou o número de 2023. Entre as 42 amostras enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), entre janeiro e outubro de 2024, oito foram positivas para o vírus da raiva. Em 2023, foram enviadas 32 amostras, que resultou em oito casos positivos. O aumento indica uma maior circulação viral na região. A vacinação antirrábica animal é a principal prevenção.
“Os morcegos identificados se alimentaram principalmente de insetos e frutas e foram encontrados em áreas próximas a domicílios ou dentro de residências, o que aumenta o risco de transmissão para outros mamíferos e potencial disseminação do vírus em áreas urbanas”, alerta a gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos de Fortaleza, Atualpa Soares.
Em 2022, a capital cearense vacinou 324.851 animais, sendo 214.300 cães e 110.551 gatos, atingindo a meta de cachorros imunizados definida pelo Ministério da Saúde (MS), com 80,14% de animais vacinados. Em 2023, 306.625 animais receberam a imunização, sendo 199.719 cães e 106.906 gatos, chegando a 73% da meta para cães.
A RAIVA
A raiva é uma infecção viral aguda que acomete animais e seres humanos, transmitida, principalmente, por mordidas de animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite, ou seja, a inflamação no cérebro, e evolui de forma rápida. Com índice de letalidade de 100%, a doença é transmitida por animais silvestres, como morcegos, saguis (soim), raposa e macacos. A transmissão acontece através da saliva de animais infectados, mordidas, lambidas e arranhões. Entre os sintomas da raiva estão a agressividade, tristeza, salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.
O atendimento de pessoas mordidas por animais desconhecidos é realizado nos postos de saúde. Já o tratamento varia conforme o local da agressão e a condição do animal agressor, podendo ser somente com a administração da vacina antirrábica humana ou vacina e soro juntos. Até o dia 10 de outubro de 2024, 5.193 pessoas receberam a vacina antirrábica humana. Em 2023, foram 4.604.
Postos em funcionamento neste sábado (09/11), das 8h às 16h
Regional de Saúde I
- Posto de saúde Carlos Ribeiro (Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga)
- *Disponível vacina animal e humana
- Posto de saúde Maria Aparecida (Av. K, 915 – Vila Velha)
- *Disponível vacina animal e humana
Regional de Saúde II
- Posto de saúde Mirian Mota (Rua Cel. Jucá, 1636 – Dionísio Torres)
- *Somente vacina humana
Regional de Saúde III
- Posto de saúde Santa Liduina (Rua Prof. João Bosco, 213 – Parque Araxá)
- *Disponível vacina animal e humana
- Posto de saúde Cícera Carla (Rua Júlio Braga, s/n – João XXIII)
- *Disponível vacina animal e humana
Regional de Saúde IV
- Posto de saúde Luís Costa (Rua Marechal Deodoro, 1501 – Benfica)
- *Disponível vacina animal e humana
- Posto de saúde Valdevino de Carvalho (Rua Guará, s/n – Itaoca)
- *Disponível vacina animal e humana
Regional de Saúde V
- Posto de saúde José Walter (Av. José de Araújo Lima, 1631, 3ª etapa – José Walter)
- *Disponível vacina animal e humana
- Posto de saúde Dr. Pontes Neto (Rua 541, nº 150, 2ª etapa – Conj. Ceará)
- *Disponível vacina animal e humana
- Posto de saúde Argeu Herbster (Rua Geraldo Barbosa, 1095 – Bom Jardim)
- *Disponível vacina animal e humana
Regional de Saúde VI
- Posto de saúde Lúcia Belém (Rua Guilherme Alencar, s/n – Messejana)
- *Disponível vacina animal e humana
- Posto de saúde Melo Jaborandi (Rua 315, 80 – Jangurussu)
- *Disponível vacina animal e humana