O Fortaleza perdeu por 1 a 0 para o Cerro Porteño nesta quinta-feira, 9, pela segunda fase preliminar da Copa Libertadores. O jogo disputado na Arena Castelão correspondeu à partida de ida da etapa, e a volta será disputada na próxima quinta, 16, em Assunção, Paraguai, às 19h.
Primeiro tempo
Na primeira etapa da partida, quem teve as primeiras chances de abrir o placar foi o Tricolor do Pici. Aos 22, inclusive, foi marcado um pênalti para o Fortaleza, mas o atacante Thiago Galhardo, artilheiro do time na temporada, desperdiçou a oportunidade. Com a chance perdida, o jogo ficou mais aberto, e o Ciclón, como é conhecida a equipe paraguaia, foi para cima.
Ainda durante os 45 minutos iniciais, o time adversário chegou a balançar as redes aos 26 minutos, mas o tento foi anulado devido ao impedimento do meio campista Carrizo. Aos 33, o atacante Churín, jogador com passagem pelo futebol Brasileiro, aproveitou o cruzamento do lado direito e cabeceou para, aí sim, marcar o primeiro e único gol da partida, 1 a 0 para a equipe paraguaia. Aos 43 do primeiro tempo, o Cerro teve uma grande chance de ampliar o marcador, mas desperdiçou a oportunidade.
Segundo tempo
Para a etapa final, o Fortaleza subiu a campo buscando o empate a todos os custos. Já aos 9 minutos, o lateral direito Tinga finalizou em cima do goleiro em boa chance criada para o Leão. 5 minutos depois, aos 14, o lateral esquerdo Rivas foi expulso após dura chegada em Benevenuto. O lance, que teve revisão do VAR, deixou o Fortaleza com um jogador a mais para o restante da partida.
Com a vantagem numérica, o Tricolor foi para cima. Aos 17 com Calebe, aos 21, com Titi aos 26, com Tinga, e aos 30, também com Tinga, o clube mandante teve quatro chances claras de empatar a partida, mas sem sucesso. Aos 42 minutos, na parte final da partida, quase o Cerro Porteño faz o seu segundo gol, em uma finalização da entrada da área de Bobadilla que passou rente à trave. Final de jogo, 1 a 0 para os visitantes.
Cenário para o jogo da volta
Para a partida de volta, o Fortaleza precisa vencer de um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis, ou vencer de dois ou mais gols para se classificar diretamente. O jogo será disputado na próxima quinta-feira, 16, às 19h no estádio General Pablo Rojas, em Assunção, Paraguai. A partida também terá transmissão exclusiva do streaming Paramount+.
A equipe que passar desta etapa, estará classificada à fase de grupos, e aguardará o sorteio que acontece no dia 27 deste mês. Já o clube eliminado, vai ser transferido para a Copa Sul-Americana, segundo torneio mais importante do continente durante a temporada. Sorteio dos grupos da competição também serão realizados no dia 27 de março.